banner ebook auditoria em saúde

A saúde é um mercado em constante evolução e inovações tecnológicas estão sempre trazendo novos conceitos para o campo da medicina. 

A gestão de dados é uma das áreas que está cada vez mais em evidência, pois ela permite uma melhor compreensão dos processos corporativos e clínicos.

Além disso, a gestão de dados também contribui para a elevação do conceito de medicina preditiva, que já é considerado uma das principais tendências do mercado da saúde.

Tudo isso permite a otimização de recursos e facilitar o trabalho das equipes de saúde, a gestão de dados também apresenta outros benefícios.

Quando feita em tempo real e organizada de forma assertiva, é uma das principais ferramentas para melhorar a eficiência dos serviços de saúde e aumentar o nível de atendimento às necessidades dos pacientes.

Se você quer saber mais sobre as mudanças no mercado da saúde, continue lendo esse artigo!

Principais inovações na saúde nos últimos anos

Nos últimos anos vimos muitas inovações na saúde, especialmente as permitidas pela rápida evolução tecnológica. 

A medicina se tornou mais eficiente e precisa, graças às ferramentas de diagnóstico e tratamento cada vez mais avançadas. 

Prontuários eletrônicos, sistemas automatizados, a implementação de big data, entre outras soluções desenvolvidas por algoritmos e inteligência artificial, foram satisfatoriamente absorvidas pelo mercado da saúde.

Todas essas soluções vêm contribuindo para que empresas de saúde tenham mais otimização nos processos, maior aproveitamento das equipes médicas e de gestão, e, consequentemente, mais sustentabilidade financeira

Além disso, a comunicação entre médicos e pacientes ficou mais próxima a partir da criação de soluções de telemonitoramento e, posteriormente, da telemedicina. 

Gestão de dados na saúde: quais os benefícios?

Os dados da saúde são cruciais para o sucesso do setor.

A gestão eficiente dos dados é fundamental para assegurar que os recursos sejam alocados de forma adequada, a fim de maximizar os resultados. 

Como tal, investir em uma boa gestão de dados na saúde pode trazer muitos benefícios, tanto para os pacientes como para a própria organização.

Alguns dos principais benefícios da gestão de dados na saúde incluem: 

1. Melhorias nos processos clínicos e administrativos

Uma boa gestão de dados permite que as informações relevantes sejam facilmente encontradas e compreendidas pelas equipes gestoras e de saúde. 

2. Melhora do diagnóstico e tratamento dos pacientes

A gestão de dados permite que os médicos acessem as informações de saúde dos pacientes de forma rápida e fácil. 

Além disso, a gestão de dados permite que os médicos compartilhem as informações com outros profissionais de saúde, facilitando o diagnóstico e o tratamento.

3. Redução dos custos e otimização de recursos

A gestão de dados, quando faz parte de uma solução em tempo real,  permite que as empresas identifiquem e analisem os dados relevantes, tomem decisões baseadas em informações precisas e implementem medidas para melhorar seus processos. 

Com a gestão de dados, as organizações podem obter maior controle sobre seus custos, identificar economias de escala e reavaliar suas estratégias para alocar melhor seus recursos.

Softwares como o Carefy permitem que as operadoras de saúde reduzam seus custos e otimizem o uso de recursos por meio da gestão correta de dados.

mercado de saúde

4. Gestão de saúde populacional

A gestão de dados contribui para a gestão de saúde populacional, pois permite monitorar e compreender melhor os padrões epidemiológicos. 

Além disso, a gestão de dados permite o desenvolvimento de intervenções mais eficazes para promover a saúde da população.

5. Prevenção e antecipação de cenários críticos

A gestão de dados contribui para a prevenção e antecipação de cenários críticos na saúde, pois permite o monitoramento em tempo real dos indicadores de saúde e o rastreamento da evolução dos casos. 

Além disso, a análise dos dados pode proporcionar percepções importantes que podem auxiliar no gerenciamento da saúde e na tomada de decisões estratégicas.

Leia também: Gestão de dados em tempo real como reduzir custos na sua operadora de saúde

Como as inovações na saúde mudam esse mercado e contribuem para o novo paradigma da saúde?

As inovações são cruciais para o novo paradigma da saúde.

Elas mudam o mercado, contribuindo para um modelo de saúde mais eficiente, baseado em evidências, o chamado evidence-based practices.

As tecnologias inovadoras permitem que os profissionais de saúde trabalhem de forma mais eficiente e ofereçam um cuidado mais personalizado aos pacientes.

Além disso, as inovações na saúde também facilitam o acesso às informações sobre saúde, permitindo uma tomada de decisão mais bem informada por parte dos pacientes. 


Nesse segmento, as soluções da empresa hCentrix, parceira da Carefy, vem se destacando ao permitir gestão de dados em tempo real com inteligência artificial para operadoras de saúde de todo o país.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos estratégicos em saúde!

e-book auditoria concorrente