A tomada de decisão é um momento decisivo em qualquer projeto de uma operadora de saúde.

Saber tomar decisões é um grande trabalho para qualquer gestor de saúde, afinal, ter em mente que o que foi tomado pode dar ou não certo é uma grande responsabilidade. 

E, para reconhecer qual é a melhor decisão a ser tomada, é preciso saber quais os tipos de tomada de decisão.

Conhecendo-os, é possível reconhecer em si qual o caminho que está tomando.  

Confira tudo sobre os tipos de tomada de decisão nesse conteúdo. Boa leitura!

Tomada de decisão de um gestor de saúde

Decisões são tomadas diariamente durante a gestão de grandes instituições de saúde.

E, é claro, que decisões são bem avaliadas e analisadas. Mas também é verdade que nem sempre acertamos. 

Eventualmente, até mesmo os mais experientes gestores e gestoras de saúde cometem equívocos durante a tomada de decisão. 

Mas, por que é importante reconhecer uma decisão que não deu certo?

Reconhecer os erros é o principal caminho para o desenvolvimento contínuo de suas habilidades.

Os gestores sabem que possuem uma grande responsabilidade em mãos, tornando o erro ainda mais complicado de se lidar. Mas não precisa ser assim!

O que fazer após um erro?

Primeiro, é importante analisar o que foi feito e o motivo de ter sido feito.

Segundo, deve-se encontrar falhas durante o processo.

E, o último passo é encontrar maneiras de contornar a situação.

Geralmente uma decisão nem sempre é 100% errada ou correta, sendo possível extrair o que pode ser aprimorado. 

Mesmo que erros aconteçam, é importante que você, gestor, mantenha em mente que erros podem causar problemas para sua operadora.

Principalmente se o projeto em questão envolve financeiramente a operadora. 

Existem diversas faces da tomada de decisão, podendo ser desde a contratação de um software de gestão de pacientes internados, até a mudança de uma política interna. 

tipos de tomada de decisão

As etapas da tomada de decisão em saúde

Ao iniciar uma tomada de decisão é preciso ter em mente que existem etapas que auxiliam para não ocorrerem problemas durante o planejamento. 

Essas etapas são:

  • Identificação do problema: A etapa inicial é identificar o problema, afinal, geralmente as tomadas de decisões envolvem a resolução de algum problema;
  • Coleta de dados: Coletar os dados que irão criar uma base para que a decisão seja projetada;
  • Busca por alternativas: Buscar alternativas para resolver o problema, e todas precisam ser analisadas;
  • Escolha da opção: Aqui é importante traçar cenários para as alternativas, assim podendo de certa forma prever os resultados;
  • Decisão: Decidir qual é a melhor opção para a resolução do problema;
  • Acompanhamento: Acompanhar como está o desempenho da decisão. 

Tipos de tomada de decisão

Vamos analisar os tipos de tomada de decisão que um gestor pode ter dentro da operadora de saúde.

A tomada de decisão é estudada há muito tempo, pois entender suas vertentes é importante para entender a situação em que se encontra a instituição.

Além disso, esse estudo também é importante para desenvolvimento profissional de cada indivíduo.

Vale ressaltar que as tomadas de decisões nem sempre são isoladas, ou seja, você não irá se basear somente em apenas uma, mas naturalmente irá buscar nas outras um possível auxílio para a resolução do problema. 

Decisão intuitiva

Como o próprio nome diz, ela se baseia inteiramente na intuição, geralmente vem de conhecimentos prévios ou não fundamentados do gestor.

Esse tipo de tomada de decisão é prejudicial, pois a probabilidade de acerto é considerada “sorte”. 

Se basear em “sexto sentido” é considerado falta de profissionalismo por parte do gestor.

O problema pode se agravar ainda mais quando essa decisão está ligada financeiramente com a operadora, podendo haver custos desnecessários

Decisão em colaborativa  

A decisão em equipe é um ótimo caminho quando você quer opiniões diversas, afinal cada colaborador tem algo a agregar e querer ouvir todos é muito benéfico, principalmente para você traçar um caminho.

Além disso, isso mostra que a tomada de decisão não precisa ser isolada, pode ser compartilhada, apesar de geralmente ser o gestor quem dá a palavra final. 

Decisão racional 

Esta é a decisão baseada principalmente em fatos, em estudos e em conhecimento aprofundado do assunto.

Para esse tipo de tomada de decisão há pesquisas e dados a serem coletados.

O gestor não se baseia irracionalmente, mas procura pesquisar e se aprofundar mais na questão para encontrar o melhor caminho a ser seguido. 

Decisão baseada em valores

Aqui podemos destacar dois tipos de valores.

Sendo eles: valores internos e valores externos. 

Quando a decisão é baseada nos valores internos, ela se dá principalmente pelas suas experiências de vida, vividas com amigos e familiares. Trazendo um teor emocional à decisão.

É importante não confundir os valores com intuição, pois a intuição é algo que pode ser mudada, mas as vivências não.

Além disso, é importante tomar cuidado com esse tipo de decisão no meio corporativo, pois como envolve sentimentos, o profissionalismo pode ficar de lado. 

O outro tipo de decisão seria a partir dos valores externos. Estes significam os valores da sociedade.

Aqui, é importante saber o “certo” e o “errado”, conhecer o limite da liberdade de expressão.

Por exemplo: se o gestor precisa tomar decisão de veicular campanhas, é importante criar uma comunicação que não tenha nenhum tipo de descriminação e seja inclusiva.

Decisão especializada 

Se trata da decisão feita com o auxílio de um especialista, ou seja, um profissional que possui profundos conhecimentos sobre determinado assunto.

Podemos encarar a decisão especializada mais como um auxílio do que como uma decisão em si.

Pois o profissional irá orientar o gestor por reuniões, irá apresentar possíveis cenários, apresentar dados e ideias para a resolução do problema. 

O gestor não necessariamente precisa acatar todas as suas ideias, podendo usá-las em algo que já está sendo criado, a fim de acrescentá-la ainda mais. 

Como a tecnologia auxilia a tomada de decisão do gestor? 

Gestores que ainda usam caneta e papel ou planilhas para realizar suas tarefas podem acabar perdendo alguma informação importante.

O que pode se tornar um problema quando há o momento de decidir.

Com o Software de Gestão Carefy, os gestores possuem em mãos informações importantes para todo o processo de tomada de decisão, principalmente em momentos críticos. 

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