banner ebook auditoria em saúde

O conceito atual de ações de promoção da saúde não existe há muito tempo, embora os problemas de saúde já fossem conhecidos. O Relatório Lalonde de 1974, escrito pelo canadense Marc Lalonde, foi um dos primeiros a abordá-lo.

No texto, Lalonde defende a ideia de que a saúde é uma mudança coletiva, dependente da criação de ambientes saudáveis, e que cada pessoa deve assumir a responsabilidade de se manter em condições saudáveis.

O relatório Healthy People, de 1979, também foi um precursor, incentivando a busca por ações individuais e comunitárias focadas no bem-estar.

A ideia deste post é trazer alguns exemplos de medidas que funcionam para prevenir as reinternações hospitalares. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

O que é promoção em saúde?

A promoção da saúde é importante para governos, ONGs e operadoras de saúde. A Carta de Ottawa — a primeira conferência da OMS a discutir o assunto ainda nos anos 1980 — definiu o termo de forma simples. Promoção da saúde, nesse caso, significa dar condições para que a população controle e melhore sua saúde. 

A mesma ideia foi levantada na Carta de Bangkok, em 2005, e estabeleceu um consenso internacional sobre o assunto. Assim, as ações de promoção da saúde abordam os “determinantes sociais da saúde”, ou seja, uma série de fatores sociais e econômicos que influenciam a saúde das pessoas. 

O conceito vai além do foco individual e leva em conta várias intervenções sociais. Por isso, é um assunto estudado também por governos, comunidades, indivíduos e iniciativas privadas. Um dos principais pontos é a “equidade de saúde”, que diz respeito à garantia de acesso ao mesmo nível de bem-estar, independentemente da condição financeira do indivíduo.

Qual é a importância da promoção de ações em saúde? 

As ações de promoção da saúde levam a sério a construção de políticas saudáveis e o fortalecimento de ações comunitárias. Assim, as ações de promoção da saúde podem contar com recomendações, manuais, campanhas, avisos, políticas, regulações, leis, tributação, proibições, anúncios e serviços. 

Outro foco da Carta de Ottawa é a medicina preventiva. 

Nesse caso, as ações passam por atividades antecipatórias, que levam em consideração o fato de que anualmente morrem milhões de pessoas de forma evitável — devido a má alimentação, estilo de vida sedentário etc. 

Para o complexo industrial médico e as operadoras de saúde, a promoção da saúde tende a focar na educação em saúde e no “marketing social” — uma forma de marketing usada para promover mudanças sociais em vez de marcas — as campanhas anti-drogas, por exemplo.

Quais são os problemas da reinternação hospitalar?

A reinternação hospitalar acontece quando um paciente que já havia recebido alta é internado novamente, dentro de um período curto de tempo. A taxa de reinternação se tornou uma medida de qualidade para os hospitais e um valor muito alto costuma sugerir um tratamento anterior pouco eficaz.

Alguns países penalizam os sistemas de saúde com taxas muito altas, usando como referência o prazo de 30 dias. Originalmente, o problema das reinternações surgiu na literatura médica ainda nos anos 1950. A razão por trás das pesquisas eram os altos custos de assistência e consumo de recursos pelos mesmos grupos de pacientes.

O indicador evoluiu e passou a servir como um resultado comum nas pesquisas, com a literatura médica se debruçando sobre as causas, frequência e prevenção. Algumas pesquisas usam um prazo mais longo para a reinternação, como 90 dias ou 365 dias. No entanto, a contagem também varia, e pode ser considerado o início da internação ou do procedimento.

Quais as ações de promoção de saúde para evitar reinternações?

As ações de promoção da saúde devem se basear principalmente na análise da necessidade, nas evidências de sua eficácia e na sua fundamentação teórica. Você vai ver alguns exemplos nos próximos tópicos. Acompanhe!

Educação do paciente focada em engajamento

O desengajamento envolve a perda de interesse com os próprios cuidados. Assim, uma porcentagem alta dos reinternados não comparecem ao acompanhamento.

Nesse sentido, a educação serve justamente para fazer com que as pessoas atendidas não ignorem as instruções de alta e colaborem para sua completa recuperação fora do ambiente hospitalar.

Serviços para preparar os pacientes no pós-alta

O processo de alta e pós-alta pode incluir consultas de acompanhamento e orientações detalhadas. Entretanto, nem sempre isso é bem-feito, gerando algumas reinternações. Por isso, centros médicos bem geridos que investem nos serviços focados em garantir que os pacientes estejam preparados para essa transição costumam ser mais bem-sucedidos.

Manuais com instruções de alta esclarecedores

Uma causa comum para a reinternação é a interpretação incorreta das instruções de alta. Assim, um paciente pode ser orientado a limitar o consumo de carboidratos, por exemplo, sem ter certeza de quais alimentos têm esse macronutriente.

Por isso, o investimento em manuais que comuniquem bem e deixem claro o que o tratamento envolve, aparece entre as possíveis ações de promoção da saúde — a adoção de uma linguagem simples faz toda a diferença no entendimento. 

Campanhas para prevenir erros de medicação

Evitar erros de medicação depende da reconciliação medicamentosa e de um histórico preciso. Dessa forma, campanhas de prevenção incentivam a revisão de remédios, bem como a identificação dos medicamentos duplicados e dos que apresentam um risco maior à saúde. 

Contudo, os pacientes também têm um papel importante e podem investigar seu próprio histórico.

Recomendações para seguir a medicação

Mesmo com a medicação correta, alguns pacientes podem ser reinternados por não tomarem os medicamentos de acordo com a prescrição. Assim, ingerir a quantidade errada, pular uma dosagem ou mudar o horário são fatores que diminuem as chances de uma recuperação saudável.

Perceba então que as ações de promoção da saúde acontecem de formas diferentes, em vários ambientes. Assim, as práticas vão desde uma intervenção individual até mudanças em populações inteiras — com a atuação do governo, dos serviços de saúde e da comunidade.

Um programa de promoção da saúde trabalha com um objetivo principal e metas específicas. Desse modo, a escolha das intervenções é cuidadosa, definida de acordo com as evidências e depende do estabelecimento de resultados claros.

Gostou deste post? Então, aproveite para entender a importância do gerenciamento de leitos hospitalares e saber como otimizá-lo!

e-book auditoria concorrente