O setor da saúde é um mercado competitivo e complexo na qual as etapas do planejamento em saúde são essenciais para mitigar os efeitos das diversas variáveis que devem ser levadas em consideração no setor, como a inflação médica, até o cuidado prestado ao paciente.
Para se manterem com excelência, muitas instituições de saúde definem objetivos estratégicos para a operação.
Seja elas em relação a:
- Diminuição de custo;
- Aumento da qualidade do serviço;
- Otimização do processo;
- Ou outro objetivo de grande importância para a operação
A sua instituição de saúde possui metas estratégicas?
Para atingi-las é necessário um bom domínio das etapas de planejamento em saúde, para garantir que os resultados das metas traçadas sejam satisfatórios e que mantenham a operação equilibrada.
Para isso preparamos um artigo exclusivo para te ajudar a se planejar de forma estratégica, abordando as principais etapas do planejamento em saúde.
O que são etapas do planejamento em saúde?
‘’Planejar é uma forma de intervir sobre a realidade de maneira contínua. É um processo que expressa um modelo de gestão, incorpora instrumentos e metodologias que influenciam a tomada de decisão nos processos de trabalho e orienta a programação de ações. ‘’ Planejamento em Saúde – FioCruz
Qual a importância das etapas do planejamento em saúde?
Dada a complexidade do setor e da série de riscos inerentes ao processo de gestão em saúde, é importante que as ações a serem direcionadas sejam bem pensadas e planejadas, de acordo com as etapas do planejamento em saúde.
Para evitar ocorrências indesejadas como:
- Eventos Adversos;
- Custos desnecessários;
- Falhas;
- Perda e Vazamento de dados;
E assim, manter a sua instituição a prova de perigos que podem comprometer
- A experiência do paciente;
- A imagem da sua marca;
- A sustentabilidade econômica financeira do negócio;
Quais as etapas do planejamento em saúde?
1- Anamnese da Operação
A primeira etapa do planejamento em saúde consiste em analisar quais são os principais pontos de atenção e problemas que a área de auditoria em saúde pode estar suscetível.
Segundo Gillings & Douglass essa etapa pode ser dividida em três passos:
- Reconhecer a existência do problema;
- Coletar informações a respeito;
- Definir a natureza do problema.
Ou seja, a partir do problema identificado, é possível coletar informações internas da sua operação em saúde ou de fontes externas do setor.
Desse modo é possível entender de forma mais assertiva o que está acontecendo.
Liste os principais problemas.
2- A hora do plano de ação
Com os principais desafios definidos, é hora de definir os objetivos que se pretende conquistar, e quais os problemas que são prioridades serem solucionados na operação;
É nessa etapa que o plano de ação é desenvolvido, o qual contempla quais serão as ações a serem tomadas, quais tecnologias serão utilizadas no planejamento e em que momento cada coisa será executada.
3- Análise da viabilidade
Definidos os objetivos, principais desafios a serem priorizados, é hora de analisar a viabilidade do plano nas suas várias dimensões, a partir das perguntas a seguir:
- Essas ações são viáveis do viés econômico na sua operação?
- Essas ações são viáveis em termos de equipe?
- Essas ações são viáveis em termos legais e de compliance?
4- Hora de implementar ações
A etapa final do planejamento em saúde consiste em colocar em prática as ações, ou seja, executar o que é prioritário e viável para atingir os objetivos da instituição de saúde.
Essa etapa também engloba o monitoramento e a avaliação. Este é um processo contínuo e que deve reavaliar as ações com frequência.
Você realiza o planejamento estratégico contemplando essas etapas na sua instituição de saúde? Comente abaixo.