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Um dos grandes desafios da gestão em saúde é melhorar a jornada do usuário, da admissão do paciente à alta, buscando um atendimento de excelência para o público e, também, a otimização dos resultados da operadora de saúde. 

Nesse sentido, centralizar informações é a estratégia necessária para contornar os desafios. Pensando nisso e, tendo em vista a possibilidade de trazer bons resultados através da tecnologia, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!

Da admissão à alta do paciente: qual o percurso?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a jornada do paciente, ou o percurso percorrido por ele, é longo e complexo. 

Afinal, trata-se da união de todas as fases pelas quais ele passa ou deve passar, desde a percepção do primeiro sintoma e busca por atendimento médico até a admissão do paciente e o pós-atendimento.

Entre os desafios da jornada do usuário, cabe mencionar:

  • o atendimento de suas demandas específicas;
  • a garantia de um atendimento humanizado;
  • a integração de procedimentos de saúde e financeiros;
  • a garantia de um suporte de excelência.

Ao longo da jornada, o paciente pode demandar os mais diversos serviços oferecidos pela operadora de saúde, desde consultas de retorno até a internação hospitalar. 

Muito além de mapear esse percurso para fins de gestão da qualidade, é preciso estar atento aos desafios relacionados. 

Em especial, à perda de dados por falta de centralização das informações, o que compromete o acompanhamento adequado e a segurança do paciente.

Quais os riscos da falta de centralização de informações? 

Conforme já introduzido, a ausência de ferramentas que centralizam as informações comprometem a jornada do paciente e, portanto, a sua experiência como usuário. 

Afinal, ao longo do percurso, ele poderá passar por diferentes profissionais, usufruir serviços diversos e demandar procedimentos específicos. 

Nesse sentido, para o melhor acompanhamento de suas necessidades, o registro unificado é fundamental. Entre os riscos de adotar ferramentas dispersas, estão:

  • falhas na comunicação ou alinhamento da equipe médica;
  • atendimento ineficaz;
  • morosidade no acesso às informações;
  • insegurança digital;
  • evasão de pacientes;
  • desencontro de informações financeiras;
  • desperdícios de recursos humanos e materiais.

Na prática: qual a importância de centralizar as informações? 

Na prática, a importância de centralizar as informações reside em dois aspectos centrais: a segurança do paciente e a otimização dos processos. Em primeiro lugar, centralizar registros permite conhecer e acompanhar a jornada do paciente em sua totalidade. 

Assim, é possível avaliar a abordagem mais adequada conforme o estágio e as necessidades do usuário, agregando valor e resultados mais satisfatórios ao atendimento. 

Isso, é claro, ainda o protege contra os riscos inerentes aos procedimentos de saúde e garante a segurança necessária das informações sigilosas, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Em segundo lugar, adotar ferramentas de centralização permite realizar uma melhor gestão de processos nas operadoras de saúde.

Afinal, essa comunicação entre as informações do paciente possibilita o monitoramento dos indicadores que são extremamente importantes, tais como: 

  • taxas de absenteísmo;
  • tempo de internamento;
  • custos envolvidos na jornada do paciente, entre outros.

Assim, se torna possível identificar falhas no atendimento, desperdícios, entre outras oportunidades de melhorias a serem aproveitadas da admissão do paciente à alta. 

Por meio de relatórios e análises fundamentadas em dados, se pode tomar melhores decisões e adotar ações condizentes com a realidade e os desafios enfrentados pelo seu negócio.

Como centralizar as informações? 

Diante do extenso número de informações coletadas, diariamente, por todos os pacientes em sua jornada, é possível que o gestor se depare com alguns desafios para unificá-las.

Como se pode intuir, atualmente, é inviável organizar todos os dados coletados por meio de formulários manuais e outros impressos. 

Nesse sentido, os desafios da jornada digital continuam a ser menores para centralizar as informações. É possível, hoje, contar com o auxílio da tecnologia para trazer celeridade, eficiência e organização à jornada do paciente. 

São inúmeros os softwares, entre outras ferramentas, que contam com funcionalidades condizentes com as necessidades dos profissionais e, também, do gestor em saúde. 

Por outro lado, é importante estar atento ao firmar parceria, de modo a garantir a melhor integração do serviço e a contratação de recursos que tragam resultados para o negócio.

Como o Carefy pode ajudar? 

O Carefy é um software de acompanhamento que conta com todos os recursos necessários para que o gestor possa centralizar as informações em uma mesma plataforma e unificar a jornada do paciente. 

Por meio dele, é possível monitorar pacientes internados, realizar auditorias em saúde, conferir indicadores como tempo de permanência, entre outros.

O acompanhamento proporcionado pela plataforma permite otimizar processos em todas as frentes, para que se possa perceber a redução dos custos e um retorno sobre o investimento de até 100 vezes em 6 meses. 

Com o Carefy, também é possível contabilizar um aumento médio de 137% em relação à eficiência da equipe e queda de 13%, em média, dos custos de internação. 

Por fim, vale destacar a diminuição do tempo para a tomada de decisão, tendo em vista a possibilidade de gerar relatórios personalizados para conferir indicadores de reinternação, custo e qualidade para melhorar a jornada do usuário.

Sem dúvidas, centralizar as informações obtidas durante a jornada do paciente é fundamental para melhorar a gestão das operadoras de saúde e, por sua vez, superar os desafios para garantir um atendimento de excelência ao público. 

Afinal, somente dessa forma é possível integrar processos, garantir a segurança do paciente e analisar indicadores para suprir adequadamente as demandas do usuário. 

A otimização dos recursos, a redução de custos e a melhoria da comunicação entre as equipes também permite aperfeiçoar os serviços e adotar uma postura competitiva. 

Nesse sentido, contar com a tecnologia é a melhor saída para centralizar informações da admissão do paciente à alta. 

Como visto, há inúmeros motivos para escolher o software da Carefy para a sua gestão. Com resultados comprovados e experiência no mercado, o produto pode ser o que a sua equipe precisa para melhorar a jornada do paciente.

Um dos grandes desafios da gestão em saúde é melhorar a jornada do usuário, da admissão do paciente à alta, buscando um atendimento de excelência para o público e, também, a otimização dos resultados da operadora de saúde. 

Nesse sentido, centralizar informações é a estratégia necessária para contornar os desafios. Pensando nisso e, tendo em vista a possibilidade de trazer bons resultados através da tecnologia, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir!

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