A autogestão em saúde é um modelo de operadora de saúde onde a própria instituição é responsável pela administração do plano de saúde dos beneficiários, que neste caso são os colaboradores da instituição.
No que tange os tipos de gestão de planos de saúde, a autogestão é um dos que mais beneficia os colaboradores, visto que traz mais qualidade e personalização nos serviços.
É um modelo muito utilizado por grandes empresas, pois não precisam de uma terceira entidade para ser administrada, sendo feita pela própria instituição.
Assim como em outras modalidades de gestão de planos, a auditoria se faz presente e tão importante quanto nas demais.
No conteúdo de hoje, falaremos porque o processo de auditoria é fundamental nas autogestões em saúde. Boa leitura!
O que é autogestão em saúde?
Como comentado no início do conteúdo, a autogestão em saúde é o segmento onde a própria instituição de saúde é responsável pela administração do plano oferecido aos seus colaboradores e respectivos dependentes.
Este modelo elimina a necessidade de intermediários, como operadoras e corretoras de saúde, o que dá mais liberdade e personalização na hora de “escolher” os procedimentos, as redes credenciadas e muito mais.
Afinal, quando a empresa opta por uso de planos convencionais empresariais, a possibilidade de personalização é mínima ou zero, pois os procedimentos já vem em uma espécie de pacote.
Assim, a empresa arca com gastos que são desnecessários, pagando por procedimentos que seus colaboradores não irão usufruir.
Além disso, a autogestão em saúde é feita sem fins lucrativos e o grande objetivo é oferecer serviços de qualidade com o melhor custo-benefício para seus beneficiários.
Alguns dos benefícios colhido ao realizar a autogestão em saúde, incluem:
- Contato com colaboradores;
- Custo-benefício;
- Foco na necessidade real dos beneficiários.
A importância da auditoria na autogestão em saúde
A auditoria é uma peça importante na autogestão em saúde, porque auxilia a garantir a qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Através da auditoria é possível avaliar se os serviços de saúde estão sendo fornecidos conforme as normas do setor, instituídas pela ANS.
Também é possível acompanhar se os profissionais estão seguindo as melhores práticas ou se os pacientes estão recebendo o tratamento adequado às suas necessidades clínicas.
Além disso, faz parte do papel da auditoria:
- Identificar áreas de melhoria;
- Implementar mudanças que garantem a satisfação dos usuários;
- Garantir a eficiência dos serviços das redes credenciadas.
Com uma boa auditoria na autogestão, é possível colher os seguintes resultados:
- Identificação de possíveis fraudes e abusos no sistema de saúde;
- Melhoria na qualidade dos serviços de saúde;
- Redução de desperdícios e custos excessivos;
- Identificação de erros médicos e falhas de segurança;
- Aumento da conformidade regulatória;
- Melhoria na eficiência operacional;
- Aumento da transparência nas práticas de saúde;
- Identificação de oportunidades de melhoria nos processos;
- Redução de riscos legais e financeiros;
- Apoio na tomada de decisões estratégicas para as instituições de saúde.
Auditoria em tempos difíceis
É sabido que, atualmente, a saúde suplementar passa por algumas dificuldades, cenário propenso a deixar as instituições em estado de “crise”.
Segundo algumas matérias jornalísticas, como a publicada no jornal “O Globo”, os atuais desafios das saúde suplementar apontam para algumas dificuldades.
Tais como: repassar o aumento dos custos por meio das mensalidades dos usuários, cobranças duplicadas e aumento de consultas para os usuários.
Não somente estes desafios, mas também a alta sinistralidade é um ponto importante, que está trazendo prejuízos até mesmo para grandes empresas.
Mas qual a relação entre a autogestão, o cenário atual e auditoria?
A resposta é, tudo.
Através da auditoria, é possível haver transformações nas instituições, desde a forma direta, até na gestão.
Falamos acima sobre os benefícios de realizar auditoria na autogestão.
Agora pense neles como demandas que precisam ser resolvidas, e, depois, acrescente o cenário atual da saúde suplementar.
Muita coisa, né?
É por isso que a auditoria está sendo tão importante para as instituições de saúde, principalmente para as autogestões.
É através dela que as autogestões em saúde podem evitar graves problemas e acabar entrando em crise.
Ou seja, com auditoria é possível ter uma redução considerável de erros e aumentar a eficiência.
Além do mais, a auditoria permite que a tomada de decisões dos gestores seja de impacto positivo, que não afetará a qualidade dos serviços e não colocará a autogestão em problemas.
Por fim, a auditoria sempre foi uma peça fundamental para manter os serviços efetivos e apesar de não ser uma vertente muito disseminada, nunca foi tão importante quanto agora.
Fique por dentro de conteúdos incríveis sobre saúde suplementar, inscreva-se na newsletter Carefy e receba semanalmente em seu e-mail!