As operadoras de saúde precisam manter o controle de informações internas em dia. Isso é fundamental, principalmente, para minimizar eventuais problemas que possam surgir na rotina e comprometer não só o orçamento, mas a própria existência do negócio.

As tecnologias cumprem um papel essencial nos processos. Afinal, cada vez mais temos soluções específicas focadas para trazer melhores resultados, seja por meio da automação ou de melhor controle do fluxo de dados. Assim, a escolha entre os diferentes modelos de soluções precisa ser bem direcionada.

Para isso, é importante compreender quais são as diferenças entre um ERP e um software de auditoria em saúde. Neste artigo, abordaremos esse e outros aspectos relevantes sobre o assunto. Boa leitura!

O que é um software ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa). 

Isto é, trata-se de uma solução focada na gestão de empresas de forma integrada, de modo que é possível articular as mais diferentes informações em um mesmo espaço.

Como um software ERP é utilizado?

Um software ERP cuida, essencialmente, de questões operacionais das empresas. Mesmo que estejamos falando, ainda, de áreas específicas, como a área de saúde, ele apresenta funcionalidades importantes.

Por meio desse sistema, é possível realizar — em muitos casos de forma automatizada — funções como:

  • emissão de notas fiscais;
  • gerenciamento de contas a pagar;
  • cuidados com área operacional;
  • gestão de recursos humanos;
  • acompanhamento da gestão de pessoas (folha de pagamento, gerenciamento de férias, indicadores de produtividade, entre outros);
  • automação de processos.

Qual a sua importância para as instituições de saúde?

As instituições de saúde, tal como as operadoras de saúde, precisam de um acompanhamento preciso no dia a dia. Isso é primordial, sobretudo, porque são áreas que estão relacionadas com seguridade, ou seja, tendem a ter altos custos com sinistralidades.

Sem esses acompanhamentos, as chances de problema são grandes e, assim, pode-se chegar a um ponto no qual os gastos tornarão as atividades insustentáveis. Por isso, é importante ter um sistema que permita esse tipo de acompanhamento constantemente.

Com isso, é possível ter uma gestão eficiente das questões internas, minimizando erros que possam comprometer o funcionamento e as finanças internas. Além disso, um dos seus pontos fundamentais é, justamente, a integração de dados.

Assim, todas as áreas podem estar alinhadas e aptas a trocar informações no dia a dia. Isso favorece o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente do negócio, englobando, inclusive, áreas que não fazem parte do core business da empresa.

Quais as diferenças entre sistemas ERP e software de auditoria?

Mas, afinal, um ERP e software de auditoria são a mesma coisa? Na verdade, não. Ao longo deste artigo, falamos sobre os sistemas ERP. Agora, é o momento de esclarecer melhor as funcionalidades de softwares de auditoria.

No primeiro sistema, temos informações importantes sobre áreas essenciais e de base para a gestão de empresas. Contudo, é preciso ir além, e isso envolve, por exemplo, as auditorias.

Será que os gastos de saúde do paciente, de fato, estão de acordo com os protocolos utilizados? Será que há risco de superfaturamento, inserindo procedimentos que não correspondem ao quadro? 

Da mesma forma, como analisar e autorizar determinadas intervenções, sem deixar o cliente na mão e sem prejudicar a operadora?

Certamente, com essas funções específicas de acompanhamento, as soluções de auditoria focadas para a área de saúde tendem a ser extremamente efetivas. Desse modo, é possível garantir tomadas de decisões mais coerentes.

Conforme você faz uso dos softwares, é possível minimizar eventuais erros nas práticas de auditoria para gestores e auditores de operadoras de planos de saúde. 

Em uma mesma plataforma, é possível:

  • centralizar os processos de auditoria médica, auditoria de contas, home care e prorrogações;
  • gerar maior eficiência das equipes;
  • reduzir custos de internação;
  • tomar decisões mais assertivas;
  • melhorar a gestão de processos;
  • acompanhar as equipes em tempo real;
  • ter melhor assistência ao paciente;
  • acessar as sinalizações de não-conformidade;
  • reduzir o de índice de sinistralidade;
  • ter acesso por meio de dispositivos Android e iOS.

Quais as vantagens de uma plataforma de auditoria em saúde do Carefy?

O Carefy tem uma plataforma de auditoria robusta, que pode auxiliar a sua operadora de saúde a ganhar uma série de vantagens no dia a dia. Isso porque nossa solução é uma das mais completas do mercado.

Mas afinal, quais são os benefícios em optar pelo Carefy? Vejamos, a seguir, os principais diferenciais!

Maior controle

Primeiramente, você consegue ter um acompanhamento completo da jornada do paciente, desde a entrada dele em hospitais até o fechamento de contas. Com isso, é possível, por meio dos módulos integrados, ter uma auditoria mais precisa dos valores, acompanhar o home care, entre outros pontos. 

Tudo isso em um mesmo software de gestão.

Você também consegue fazer um monitoramento preciso de indicadores em tempo real, o que permite intervenções mais rápidas em caso de problemas. 

É possível, ainda, o acompanhamento das equipes de forma precisa, analisando indicadores tais como:

  •  taxa de preenchimento da evolução;
  •  número de evoluções realizadas por mês;
  •  internações auditadas por autor;
  •  penetração da equipe de auditoria.

Redução de custos e eficiência

Com o maior controle, é possível fazer ajustes para reduzir custos — um aspecto importante para as operadoras de saúde. Estimamos uma redução  altamente significativa, de 5% a 7%, nos custos de internações hospitalares. 

Dessa forma, aumenta-se a eficiência na gestão e auditoria de contas. Assim, estimamos um aumento de 137%. Além disso, também há redução — em média 40% — da permanência geral de um paciente nos hospitais, e até 34% dos pacientes de longa permanência.

Na palma da sua mão

Ao mesmo tempo, você consegue acompanhar tudo isso por meio de aplicativos móveis, bem como realizando a gestão a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Do mesmo modo, a empresa receberá alertas em tempo real, caso ocorra alguma inconformidade. Com isso, poderá atuar rapidamente para resolução da questão. Isso auxilia a reduzir erros nos processos e, também, gera personalização dos alertas.

Outros benefícios que podemos falar são:

  • permite a adequação à LGPD;
  • possibilita o acompanhamento via chat das solicitações;
  • garante o acompanhamento do home care do paciente.

Portanto, se você quer um melhor acompanhamento para a auditoria da sua empresa e ter melhores resultados para sua operadora de saúde, é fundamental contar com a solução do Carefy. Nossos módulos serão grandes aliados nesse processo para seu negócio.

Diante de todas as vantagens, será possível ter melhores resultados. Além disso, você potencializa as chances do seu negócio prosperar.

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