Você já ouviu esse termo? É um tipo de gestão que pode ser implementada no seu negócio. 

Você, como gestor em saúde, sabe que é importante buscar por estudos que irão te auxiliar no desenvolvimento de carreira. Mesmo que você já seja um profissional com experiência, o pilar para o desenvolvimento ainda é a busca pelo conhecimento e coisas novas. 

Existem diversos tipos de métodos que são aplicáveis na gestão de uma empresa no ramo da saúde, seja uma operadora de saúde, hospital ou clínica.

Os modelos de gestão são aplicáveis em todas as áreas e podemos citar métodos de qualidade, por exemplo. 

Hoje iremos abordar a gestão 360 em saúde e como a Carefy pode te auxiliar nessa busca pela eficiência na gestão. Boa leitura! 

O que é gestão 360 em saúde? 

Quando nos referimos a este número queremos dizer a totalidade. 

Por exemplo, gestores de operadoras de plano de saúde precisam saber como funciona cada parte da empresa, e conseguir gerir cada uma dessas partes de forma assertiva. Porém, não é este cenário que se encontra na realidade. 

Geralmente alguma área carece de mais recursos e atenção, porém por não ter o que precisa, essa mesma área pode começar a gerar problemas administrativos e financeiros. 

Assim a gestão 360 se faz presente. Como se trata de totalidade, é entender todas as áreas da organização e conseguir administrar de maneira eficiente todas elas, sem que alguma tenha problemas. 

Este modelo de gestão tem o objetivo de apontar pontos positivos e negativos dos setores, e assim é possível traçar um plano a fim de resolver os problemas e melhorar as oportunidades. 

É claro que ninguém está sujeito a uma gestão perfeita, porém minimizar os erros é tarefa do gestor em conjunto com toda a equipe. 

A gestão 360 em saúde traz esses pontos para sua empresa: 

  • Gestão organizacional; 
  • Eficiência das equipes;
  • Ações integradas;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Comprometimento dos colaboradores.

Vale lembrar que para dar início a metodologia é preciso conectar a empresa, digamos no sentido de integrar as áreas da empresa, integrando também os colaboradores.

É fato que os funcionários precisam estar comprometidos com as mudanças, para assim alcançar a excelência. 

Como aplicar na prática? 

Após decidir que irá aplicar a gestão 360 em saúde na sua instituição é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Tome como base os tópicos abaixo: 

Planejamento

Toda mudança começa com planejamento.

Traçar os objetivos que se quer atingir, traçar também os possíveis desdobramentos, sejam eles bons ou ruins, traçar os desafios e planejar o tempo que será necessário para aplicar tudo na prática.

Organização

A organização é essencial para o sucesso do planejamento.

Antes de colocar a mão em prática é preciso definir tudo que será feito para aplicação da gestão 360, desde a área administrativa até na gestão de colaboradores. 

Direção 

Aqui já se coloca em prática o que foi planejado e posteriormente organizado. 

A direção parte dos gestores e supervisores e a melhor maneira de realizar a direção são com feedbacks e reuniões coletivas, e, se necessário, aplicar esses métodos também de forma individual. 

Controle

Mais do que dar feedback, manter a postura de um líder e saber controlar as atividades são importantes nesse método de gestão. 

Controle está relacionado ao fato do gestor conseguir manter o controle das ações que estão acontecendo e não correr o risco de encontrar surpresas desagradáveis pelo caminho. 

Como o Carefy auxilia na gestão em 360 em saúde? 

O Carefy é um software de auditoria para operadoras de plano de saúde que unifica toda a jornada do paciente em um único sistema.

A ferramenta auxilia os profissionais de saúde a realizarem suas atividades de maneira mais efetiva, reduzindo custos desnecessários e trazendo bons resultados a longo prazo. 

Pelo software unificar vários módulos em apenas um local pode-se determinar que ele é uma ferramenta de gestão 360 graus. 

Por se tratar de um software de auditoria o Carefy é acoplado com diversas funcionalidades importantes para a realização do trabalho. 

Como dito, nossos módulos comportam toda a jornada do paciente. São eles:

  • Autorização de guias;
  • Auditoria concorrente;
  • Auditoria de contas médicas;
  • Prorrogações;
  • Home Care.

Dentre as funcionalidades está a emissão de relatórios e indicadores que tratam-se de uma importante ferramenta, principalmente para os gestores, pois os auxilia na tomada de decisões que são momentos de forma impacto, que podem mudar o rumo da empresa. 

Nossos módulos também possuem alertas de possíveis inconformidades que podem causar, por exemplo, glosas, que podem se tornar um problema. 

Além de todos os profissionais poderem se comunicar através do chat de forma rápida e segura, seguindo os princípios da LGPD.

Se por acaso estiver em dúvida se o software irá realmente trazer mudanças para a  sua instituição de saúde, pense no seguinte: evolução e inovação

Juntando inteligência artificial e Machine Learning, o Carefy é apto para enfrentar os desafios diários que os profissionais de saúde enfrentam no cotidiano do trabalho. 

Trazer inovação para sua operadora de saúde é um passo significativo para a gestão 360 graus.

Conheça mais sobre nossa ferramenta conversando com nossos especialistas! Você poderá tirar todas as suas dúvidas. 

Venha fazer parte da evolução da saúde! 

Banner Material Módulos da Carefy – 2