A glosa financeira é um recurso de grande importância para as instituições de saúde, principalmente para as operadoras de planos de saúde.
A não identificação das glosas pode afetar a saúde financeira de uma operadora e comprometer a sustentabilidade da empresa no mercado.
No texto de hoje abordaremos 4 pontos principais para a identificação das glosas financeiras na sua operadora de saúde. Confira!
Glosa financeira: o que é?
Glosa financeira trata-se do não pagamento de algum item presente na conta hospitalar de um paciente ao término do seu atendimento.
A glosa pode ocorrer por motivos técnicos ou administrativos.
Ainda, existem 3 principais tipos de glosas, são eles:
- Glosa administrativa;
- Glosa técnica;
- Glosa linear.
O processo, geralmente feito por um enfermeiro ou médico auditor, consiste na conferência se os procedimentos, medicamentos, diárias e demais itens de uma conta hospitalar estão de acordo com os protocolos pré estabelecidos entre rede credenciada e operadora de saúde.
Quando o profissional auditor considera determinado procedimento não pertinente ao que está no contrato com o prestador da rede credenciada, ocorre a glosa financeira e o pagamento do item glosado não é liberado.
Qual a importância da glosa financeira?
A glosa financeira é de grande importância pois é um recurso que possibilita o reconhecimento de incoerências na conta médica.
Quando uma instituição não realiza o processo de conferência da conta hospitalar, as inconsistências na conta, as chamadas glosas, podem afetar e bagunçar toda a estrutura da operadora de saúde.
Aspectos financeiros
Pense com a gente: quando uma operadora “deixa passar” as inconsistências em suas contas , significa que ela está arcando com custos que não estavam no orçamento e, muitas vezes, podem ser desnecessários.
Ou seja, o impacto na saúde financeira da operadora é enorme.
Os custos desnecessários prejudicam a competitividade da operadora no mercado e comprometem a sustentabilidade econômico-financeira.
Aspectos para o desfecho do paciente
Quando falamos sobre inconsistências na conta que geram glosas, essas inconsistências podem ser condutas desnecessárias para o desfecho clínico do paciente.
Por exemplo: a indicação de prótese que não é verdadeiramente indicada ou de um exame que não contribuiria com a saúde do paciente.
Isso pode afetar diretamente o desfecho clínico do paciente, afinal, configura-se como tratamento inadequado.
Logo, estar de olho na conferência da conta e ter como prática a glosa de itens desnecessários, favorece a reputação da sua instituição como uma operadora que oferece tratamento pertinente aos beneficiários e garante que a rede credenciada faça cumprir essa cultura.
Tudo isso contribui para que a experiência do paciente com a sua operadora seja a melhor possível.
4 passos para identificar glosas financeiras
Separamos abaixo 4 importantes passos para identificar glosas financeiras. Continue a leitura e confira!
1. Capacite a sua equipe e rede prestadora
Um importante passo para identificar glosas financeiras parte da capacitação dos profissionais.
Ou seja, cabe à operadora de saúde unificar a capacitação dos públicos de forma igual, para que todos saibam as mesmas coisas: tanto profissionais internos, quanto os profissionais prestadores de serviços.
Profissionais assistenciais capacitados atentam-se aos pontos de alerta que podem levar a glosas.
Já profissionais administrativos, que trabalham na conferência de contas hospitalar, quando capacitados atuam de forma mais assertiva, otimizando a identificação das glosas e tornando as contas da operadora mais condizente.
2. Invista no processo de auditoria
O processo de auditoria em operadoras de saúde é de extrema importância e necessidade para identificação de glosas financeiras.
É nesse processo que ocorre a verificação se o que foi anotado na conta do paciente é pertinente com o cuidado prestado à ele.
Também é nessa fase que possíveis erros são identificados, que a análise de informações é feita e a identificação de glosas é realizada.
Investir em um bom processo de auditoria garante que a instituição tenha como cultura a identificação de glosas ou mesmo que os prestadores se atentem para evitar a ocorrência delas.
3. Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia veio para otimizar o trabalho e é aliada das operadoras de saúde no processo de gestão em saúde.
Quando uma operadora entende que a tecnologia é uma importante aliada no seu trabalho, é possível tornar o trabalho mais eficiente, principalmente no que diz respeito à identificação de glosas financeiras.
Hoje existem diversos softwares que auxiliam o processo de auditoria e, consequentemente, facilitam a identificação de glosas.
No próximo tópico falaremos sobre eles e te apresentaremos um software completo para gestão e auditoria de pacientes internados.
4. Conheça o Carefy
O quarto passo é simples e direto: conheça o Carefy!
O Carefy é um software completo de gestão e auditoria em saúde que auxilia as operadoras de saúde a identificarem glosas financeiras.
O software Carefy faz isso por meio de sua tecnologia, que funciona em tempo real e sinaliza as possíveis glosas. Legal, né?
Agora que você já sabe como identificar glosas hospitalares e entendeu como a tecnologia pode te ajudar nessa missão, conheça de fato o software Carefy e transforme sua operação.
O software Carefy não só ajuda a sua operadora de saúde a identificar glosas, como aumenta a eficiência da sua equipe em até 137%.
Clique aqui, fale com nosso time de especialistas e entenda na prática como o Carefy pode te ajudar!