É fato que nenhuma empresa consegue se sustentar no mercado sem realizar o monitoramento de indicadores, seja de qualquer tipo.
É preciso estar por dentro dos processos que estão ocorrendo, bem como sua situação, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis para a instituição.
Um KPI, também chamado de Indicador Chave de Desenvolvimento, essencial para todas as operadoras de saúde, são os indicadores de desempenho de auditoria interna.
Eles mostram aos gestores o estado das atividades, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva.
É por isso que no conteúdo de hoje iremos descobrir 5 indicadores de desempenho para monitorar. Continue lendo!
Importância de indicadores internos
Você provavelmente conhece os indicadores ou como são mais conhecidos, KPIs, palavra originada do inglês que significa, Key Performance Indicators, no português seria algo como indicadores chave de desempenho.
Eles são usados por grandes, médias e pequenas empresas para acompanhar o desempenho que estão tendo. Este desempenho é variado, dependendo do que será monitorado.
Como os KPIs são indicadores universais, isso significa que eles são aplicáveis a todas as empresas, inclusive operadoras de plano de saúde, e demais organizações no ramo.
Com essa ferramenta é possível analisar o que está ou não dando certo, ou o que não está saindo como o esperado, bem como o que pode ser melhorado.
Sem esses indicadores as operadoras não conseguem se auto sustentar no mercado. Afinal, aquilo que não é monitorado, não é visto de fato e prejudica diretamente todas as operações.
Isso porque se não há monitoramento de desempenho não é possível perceber erros, gargalos e assim a probabilidade de acúmulo desse tipo ser alta.
Assim, a operadora passa a ter prejuízos, principalmente financeiros.
Além disso, os indicadores de desempenho de auditoria interna servem para mostrar o que está dando certo e talvez investir de forma direta na continuidade desses processos de sucesso.
Por exemplo: atualmente, em determinada instituição, o número de glosas está aparentemente zerado, não prejudicando financeiramente a instituição, nem o relacionamento entre operadora e prestadora de serviços.
Nesse caso, o uso do KPI serviu para reduzir o número de glosas que estavam ocorrendo. Em um cenário anterior, este número estava absurdo de alto.
Assim, ao usarem o monitoramento de desempenho, percebeu-se que algo precisava ser feito para otimizar o cenário de alerta.
5 indicadores internos para monitorar
1. Custos de internação
Custos assistenciais podem interferir de forma direta na sustentabilidade dos negócios.
É claro que os custos assistenciais são variáveis e dependem do tratamento do paciente. Porém, é importante pensar que os custos se não forem bem controlados poderão causar problemas.
Com a tecnologia é possível ter o acompanhamento deste indicador.
Hoje, softwares de monitoramento permitem aos profissionais acompanharem diversos KPIs referentes aos custos de internação, permitindo uma melhor tomada de decisão, a partir do uso de um sistema que mede os indicadores.
2. Tempo de permanência
O alto tempo de permanência do paciente pode significar que algo pode estar dando errado.
É possível que, por exemplo, o tratamento não esteja sendo eficaz, que tenha acontecido alguma complicação por evento adverso ou mesmo que tenha acontecido algum atraso no processo de alta devido a problemas na comunicação entre as equipes.
Independente do caso, manter o paciente por mais tempo que o previsto não é benéfico, tanto para ele como para a instituição.
É comum pensar que o paciente gera gastos, e, apesar disso ser uma realidade, é preciso olhar na visão do paciente e entender todas suas perspectivas, proporcionando o melhor para ele.
Promover uma boa experiência ao paciente é uma tarefa para os profissionais, e pensar no paciente somente como gastos pode fazer com que a estratégia tomada para, por exemplo, reverter o alto tempo de permanência, não seja realmente efetiva.
Assim, a instituição acaba privando o paciente de receber o tratamento adequado.
Analise bem esta situação, veja onde estão os pontos que precisam de melhorias e tome a decisão que trará benefícios para ambos os lados.
Acompanhar este KPI com softwares deixará a análise mais efetiva e direta.
3. Eficiência da equipe
Quando a equipe começa a não produzir da maneira esperada, isso pode significar que algum gargalo esteja ocorrendo e impedindo que as atividades sejam realizadas.
Manter a equipe eficiente e produtiva não é trabalho fácil, mas não significa que é impossível.
Tudo começa com a comunicação. Saber se comunicar de forma clara e direta com seus colaboradores é o resultado para o sucesso.
Além disso, saber ouvir e entender o que está tornando difícil o cumprimento da tarefa e buscar estratégias de contorno, é essencial.
Por fim, a adição de um software também auxilia no monitoramento de desempenho de auditoria interna, como por exemplo, por meio de análise de relatórios e trabalho feito diariamente.
4. Ocorrência de glosas
Glosa é um recurso para a identificação de não conformidade e inconsistência na conta médica.
O recurso faz parte do processo de auditoria de contas e o primeiro ponto é ficar atento e saber o momento certo de agir.
Não verificar se existem glosas nos documentos envolvendo contas médicas, pode afetar negativamente a operadora de saúde. Além disso, o aumento de custos contribui para a inflação médica e consequentemente na qualidade do serviço prestado.
Com uso de ferramentas de monitoramento é possível reverter este quadro. Por exemplo, com o software Carefy, que possui o módulo de contas hospitalares, é possível receber em tempo real sinalizações de possíveis inconformidades na conta e analisar de forma dinâmica possíveis glosas.
5. Ocorrência de falhas na auditoria
Já houve um momento em que a auditoria feita não foi efetiva? E que você acha que só gerou dor de cabeça e perda de tempo?
Isso ocorre pois a auditoria não foi feita da maneira correta, seja por usar ferramentas datadas e antigas ou até mesmo por não usar ferramentas, mas realizar com uso de papéis ou planilhas.
Saúde é uma área que se renova e que precisa estar aberta às inovações.
Como uma operadora de saúde, ter em mãos recursos atuais é necessário para não haver falhas na auditoria e assim permitir que o auditor tenha sucesso.
Monitorar este indicador de desempenho de auditoria interna não somente reduzirá os erros mas também permitirá criar estratégias de acordo com o relatório de auditoria.
Ao longo deste artigo você acompanhou como a tecnologia é fundamental no monitoramento de indicadores de desempenho de auditoria interna.
Clicando aqui você pode conhecer a fundo a plataforma da Carefy, criada para te auxiliar no acompanhamento da sua operadora de saúde e torná-la muito mais eficiente.