banner ebook auditoria em saúde

O que é saúde baseada em valor

O conceito surgiu em 2006 e, segundo Michael Porter, a saúde baseada em valor é uma iniciativa de reestruturação dos sistemas de saúde em todo o mundo. 

Também chamado de value based model, o modelo visa a melhora no desfecho do paciente com melhor custo-efetividade, evitando desperdícios e garantindo a segurança do paciente. 

É possível resumir o modelo de remuneração de saúde baseada em valor a partir de seis elementos inter-relacionados:

  • Organizar suas unidades em práticas integradas;
  • Medir resultados e custos para cada paciente;
  • Mover os pagamentos para ciclos de cuidado;
  • Integrar os cuidados entre os serviços de saúde;
  • Expandir o acesso a serviços de excelência e ter acesso a uma plataforma tecnológica que atue como facilitadora no processo.

Desde a criação do conceito de value based model, o setor da saúde tem se movimentado para que essa mudança seja justa para todos.

Por que usar esse modelo de remuneração na saúde?

Os custos assistenciais no setor da saúde apresentaram um grande crescimento nos últimos 18 anos, o modelo atual de pagamento dos planos de saúde representa um estímulo à competição por clientes à realização de procedimentos em grande escala.

O aumento desse custo está relacionado a gargalos que podem ocorrer nos processos das instituições e que poderiam ser minimizados.

Dessa forma, o modelo de remuneração somado a fragmentação da rede assistencial contribuem para a fragilidade na mensuração da qualidade da atenção à saúde.

Assim, o resultado de ambos são a ineficiência do setor suplementar de saúde que prejudica o acesso e a qualidade do cuidado.

Em vista da inflação na saúde que chega a 180% e ao envelhecimento populacional, é preciso repensar o modelo atual e buscar soluções que beneficiem todos os elos, tanto operadoras de planos de saúde, prestadores e principalmente os pacientes.

Utilizar o value based model evita problemas causados pelos modelos de remuneração retrospectivo e prospectivo, como os prejuízos à saúde e a preocupação com pequenos custos no tratamento.

Precisamos, cada vez mais, entregar valor em saúde para o paciente.

Os benefícios da saúde baseada em valor

Ao adotar a saúde baseada em valor como modelo de remuneração, às instituições de saúde são beneficiadas pois, com um melhor tratamento prestado ao paciente, menores serão os gastos relacionados à ocorrência de eventos adversos, comorbidades, reinternações e outras problemáticas.

Além das instituições serem estimuladas a melhorarem os serviços prestados aos pacientes, a saúde baseada em valor proporciona um cuidado mais seguro ao internado.

Como realizar a transição o novo modelo

Para auxiliar nessa transição surgiram várias iniciativas que objetivaram informar e estimular esse novo modelo de remuneração, mostrando prós e contras da saúde baseada em valor.

Nesse sentido, no início deste ano de 2019 a ANS lançou um Guia para Implementação de Modelos de Remuneração baseados em valor.

Ainda no ano de 2019, lançou-se uma iniciativa para estimular a saúde baseada em valor.

São objetivos do Grupo Técnico de Remuneração:

e-book auditoria concorrente
  • Contribuir com iniciativas voltadas a superar os desafios da implementação de modelos de remuneração alternativos ao Fee For Service.
  • Apoiar estratégias para viabilizar a implementação efetiva de novos modelos de remuneração inovadores. Essas estão centradas na perspectiva da melhoria da qualidade do cuidado em saúde e da sustentabilidade no âmbito da saúde suplementar.

Os desafios da implementação

Um dos grandes desafios enfrentados ao implementar o modelo de saúde baseada em valor consiste em medir a remuneração com base no desfecho do paciente.

Outro desafio consiste que algumas instituições possuem pouca maturidade em relação a cultura de compartilhamento de dados.

Isso é o que dificultaria a análise e mensuração do desfecho do paciente para que a partir disso, a remuneração pudesse ser realizada.

O papel da auditoria

A auditoria em saúde desempenha um papel essencial na saúde baseada em valor, pois a realização da auditoria concorrente permite verificar a pertinência do tratamento direcionado ao paciente em relação a sua condição clínica, de modo com que ele receba um tratamento de qualidade.

Assim, garantindo que a saúde que de fato a saúde seja baseada em valor, e os desfechos clínicos, em comparação a um caso que não foi auditado, sejam melhores.

Portanto, a auditoria é de extrema importância para a implementação da saúde baseada em valor.

Sua realização permite uma maior qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Assim, grandes empresas já estão instaurando mudanças no seu processo, trazendo tecnologia e gestão para decisões mais rápidas e estratégicas que embasam a discussão entre fonte pagadora e prestadores de saúde.

A importância da tecnologia na saúde baseada em valor

Diversas startups crescem em uma velocidade acelerada com soluções inovadoras no setor da saúde.

Incorporar essas tecnologias no ambiente de operadoras de planos de saúde é uma tendência que vem se consolidando.

Utilizá-las, de fato, pode melhorar a experiência do paciente e ser um fator importante para garantir o seu bem estar.

A tecnologia pode ser uma fator imprescindível para identificar os principais gargalos, otimizar processos e permitir com que os pacientes recebam um cuidado satisfatório e que o conceito de saúde baseada em valor possa ser benéfico tanto para o paciente, quanto para o hospital como para as operadoras de plano de saúde.

Para uma gestão de mudanças que dê resultado é preciso ter métricas e processos.

O Carefy pode ajudar a dar os primeiros passos para a mudança de modelo com indicadores assistenciais e de processo que vão te dar uma outra visão sobre toda sua rede credenciada.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos como este sobre gestão em saúde. 🙂

indicadores de auditoria em saúde