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A busca pela melhoria é um efeito comum dos seres humanos. É sabido que não existe algo perfeito, e por isso, estamos sempre buscando a melhoria contínua. 

Isso se aplica principalmente para as operadoras de saúde, pois tratam-se de empresas que precisam sempre estar buscando a melhoria da organização como um todo. 

E o objetivo é certo: melhorar os processos da instituição e oferecer um melhor atendimento aos beneficiários.

Esse comportamento reflete em todas as suas operações, conseguindo se tornar uma empresa confiável e competitiva. 

Falando sobre competitividade, no mundo globalizado e competitivo que vivemos, as empresas precisam manter-se atualizadas, buscando  melhorias que as fazem ser competitivas e, portanto, relevantes no mercado. 

No conteúdo de hoje iremos abordar sobre o que é  melhoria contínua, e também mostraremos o ciclo PDCA, um dos métodos mais conhecidos de melhoria contínua. Boa leitura! 

O que é melhoria contínua?

A melhoria contínua é um método adotado por empresas que buscam melhorar as atividades e processos internos e externos. 

Isso significa colocar em prática atividades voltadas para o desenvolvimento da operadora de saúde. 

Dessa maneira é possível entregar um serviço de qualidade para os beneficiários. 

Como um ciclo, ela sempre precisa ser feita para que os processos da operadora permaneçam produtivos e consequentemente aumentando a qualidade. 

Para aplicar a melhoria na sua operadora de saúde, diversas metodologias foram criadas, assim os gestores têm a possibilidade de escolherem qual será mais efetiva de acordo com suas expectativas. 

Com a aplicação do ciclo de melhoria contínua é possível alcançar os seguintes resultados: 

  • Aumentar a eficiência e produtividade da organização;
  • Reduzir gargalos da operação;
  • Evitar problemas que podem aparecer no futuro;
  • Aumentar a competitividade da operadora de saúde no mercado;
  • Reduzir custos operacionais.

É importante ressaltar que os resultados dependem de como a empresa irá implementar o ciclo de melhoria contínua.

Metodologia PDCA 

Agora que você entende o que é melhoria contínua (aplicada às operadoras de saúde), veremos sobre a metodologia PDCA e assim você conseguirá implementá-la em sua organização. 

Criada pelo estatístico norte americano Walter Andrew Shewhart na década de vinte, trata-se de um método bem conhecido e usado em organizações de diversas áreas. 

O método PDCA consiste em 4 passos. 

  • Planejamento (Plan);
  • Execução (Do);
  • Verificação (Check);
  • Ação/agir (Act).

Planejamento 

Etapa essencial para qualquer atividade que irá ser desenvolvida na operadora de saúde. 

Nesse primeiro passo será feita a identificação dos pontos que serão melhorados, podendo ser em uma atividade específica ou em um departamento/área que queria ser melhorada. 

No planejamento também é importante alinhar as metas da organização, pois com a implementação do ciclo, torna-se possível alcançar esses objetivos de forma mais clara. Então, alinhar com as perspectivas futuras é um detalhe significativo. 

Execução

Assim como seu nome sugere, é o momento de executar o que foi feito no plano de ação. 

Nessa etapa é importante que os colaboradores estejam comprometidos e alinhados com os objetivos do ciclo, para que assim eles consigam executar suas tarefas da melhor maneira possível. 

Verificação 

Essa é uma etapa importante quando for realizada a aplicação da metodologia. 

O momento de verificação nada mais é que a checagem de como está sendo o andamento que foi realizado no planejamento. 

É nesse momento que o gestor checa se há algum problema que esteja impedindo o andamento de alguma atividade. Aqui também é o momento de encontrar a fundo o que está originando o problema. 

Ação 

A “última” etapa da metodologia PDCA. 

É aqui que a tomada de decisão é feita. Com base no que foi verificado, o gestor conseguirá ter uma tomada de decisão mais assertiva nos processos da operadora de saúde. 

A execução é o momento de colocar o planejamento em ação.

A etapa de ação, essa “última” etapa, trata-se de finalmente implementar o que foi benéfico nas etapas anteriores (o que mais deu certo, por assim dizer). 

Lembre que a metodologia PDCA é um ciclo, ou seja, sempre se renova e não há um fim. 

Por isso que ao decidir implementá-la não pense que é algo a ser feito uma vez e deixar de lado, mas sim, que seja algo colocado no cotidiano da empresa. 

A melhoria contínua precisa ser buscada constantemente pelas operadoras de saúde que queiram ser mais eficientes e organizadas, além também de conseguir se destacar no mercado. 

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