Que o Planejamento e a Gestão em saúde são etapas cruciais para garantir a eficiência e eficácia dos processos na saúde suplementar você já sabe. Isto porque este é um momento que demanda muito da equipe e principalmente da liderança do gestor.
Neste guia, você verá informações importantes sobre as etapas do planejamento em saúde, incluindo, como definir objetivos e metas eficientemente. Descubra no conteúdo abaixo como planejar suas ações de maneira estratégica e sobretudo, organizada, para cada passo ser feito concretamente a fim de evitar riscos.
Boa leitura!
Planejamento e Gestão em Saúde: Como fazer?
A fase de planejamento durante a gestão em saúde, envolve a elaboração e criação de estratégias que visam melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos pelas operadoras de saúde.
A definição de objetivos e metas é uma etapa crucial desse processo. E nesta fase, mostraremos algumas etapas do planejamento em saúde. Confira abaixo!
1. Análise dos indicadores de desempenho
Ao analisar os indicadores de desempenho é possível identificar áreas de melhoria. Por exemplo, incluir a análise de indicadores de saúde, como taxa de internações, taxa de readmissões, taxa de mortalidade e indicadores de qualidade do atendimento, como tempo de espera para consultas e exames.
Confira: 5 indicadores de desempenho do Carefy para você aplicar em sua gestão.
2. Definição dos objetivos
Com base nas necessidades dos beneficiários e na análise dos indicadores de desempenho, é o momento de definir os objetivos para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde.
Vale ressaltar que é preciso que os objetivos sejam claros e específicos, para não ocorrer nenhum tipo de problema envolvendo a comunicação entre os profissionais.
Por exemplo, um objetivo pode ser reduzir a taxa de internações desnecessárias em 30% em x período.
3. Definição das metas
Com os objetivos já firmemente estabelecidos, é o momento das metas. Elas são medidas quantificáveis que descrevem o necessário para alcançar determinado objetivo. Assim como explicado no título anterior, elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Por exemplo, pegando o objetivo de redução da taxa de internações desnecessárias em 20%. Para tal feito, pode-se implementar um programa de gerenciamento de casos para os beneficiários de alto risco nos próximos seis meses.
4. Acompanhamento e avaliação
Por último, mas não menos importante. Para garantir que seus objetivos e metas sejam efetivamente alcançados segundo o planejamento em saúde, é importante acompanhar e avaliar o progresso regularmente. Desta forma, permitirá realizar ajustes no planejamento, se necessário e também garantir que as ações estejam alinhadas.
Além disso, é relevante avaliar o impacto das ações implementadas na qualidade e eficiência dos serviços oferecidos aos beneficiários dos planos de saúde.
Como definir objetivos e metas relevantes
Para qualquer planejamento ser eficiente, é preciso do uso de ferramentas de gestão que irão auxiliar principalmente a ter uma visão ampla do foco a ser alcançado. E para isto, uma ferramenta de gestão importante, são os objetivos SMART.
Criadas em 1981 por George Doran, consultor de negócios e executivo, os objetivos SMART é uma ferramenta importante que pode ser utilizada em diversos segmentos.
Cada letra significa, em inglês, respectivamente uma palavra, sendo:
Aplicando a metodologia SMART nas metas em saúde
Específico: Os objetivos precisam ser específicos, assim se torna mais entendível o que se planeja alcançar. Por exemplo, aumentar a eficiência da equipe de auditoria no mês. Seria mais específico dizer — aumentar a eficiência operacional na auditoria em 30% no mês. Entendeu como é mais fácil quando ela é específica?
Mensurável: Mensurar significa ter dados que mostrem que aquela meta pode ser alcançada, ou seja, que tenha números e % do que está sendo feito. Dessa forma é possível compreender o andamento da meta.
Alcançável: A meta é alcançável? Aqui é preciso analisar vários fatores que terão impacto no que planeja alcançar, como, por exemplo, a disponibilidade, se houver financeiro envolvido. Ou seja, se o momento atual proporciona melhorias, ou se deve ser esperado mais um pouco para colocar em prática.
Relevante: Para um objetivo ser de fato relevante, ele precisa transformar o ambiente profissional, seja impactado nas atividades ou alterando a posição da empresa no mercado. De qualquer forma, ela precisa ter um impacto que a torna relevante o bastante para ser alcançada.
Temporal: Ao delimitar um tempo, é possível colocar os demais itens em prática, pois com um período, você consegue analisar o que for dentro daquele prazo, bem como as dificuldades. Tome este tópico como um indicador de gestão.
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