Os indicadores de desempenho são fundamentais para a análise do funcionamento de uma instituição de saúde e, consequentemente, resultam na otimização dos processos da organização.

Ou seja, se uma operadora de saúde deseja melhorar seus processos, ela deve investir na análise dos indicadores da sua operação.

Neste conteúdo vamos apresentar 5 indicadores de desempenho do software Carefy para você aplicar na sua gestão e alavancar seus resultados.

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho, também conhecidos pela sigla KPI, são métricas que permitem a avaliação de uma operação, serviço ou instituição.

Na prática, os indicadores de desempenho norteiam as ações dos gestores de instituições e permite que um planejamento estratégico seja traçado.

Pensando em instituições de saúde, um bom planejamento estratégico em saúde é o que guia o funcionamento da instituição e permite que resultados sejam alcançados: tanto no âmbito da gestão da instituição, quanto para os pacientes.

Qual a importância dos indicadores de desempenho para as operadoras de saúde?

Os indicadores de desempenho são fundamentais para as operadoras de saúde.

Isso porque os indicadores garantem que os gestores das operadoras conheçam a fundo a instituição.

Além de auxiliarem na criação de um bom planejamento estratégico, os indicadores de desempenho permitem:

  • Encontrar erros e gargalos nas operações da operadora;
  • Encontrar pontos de que podem estar causando prejuízos na operação;
  • Aprimorar os atendimentos, serviços e procedimentos oferecidos pela operadora de saúde;
  • E muito mais.

O principal ponto da discussão sobre análise de indicadores pode ser definido pela frase: 

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado!”.

Para que uma operadora de saúde possa ser bem gerenciada, é necessário que todos os aspectos sejam medidos.

Apenas uma análise aprofundada da operação pode revelar pontos de melhoria de uma operadora de saúde e os indicadores de desempenho servem para isso.

Conheça 5 indicadores do Carefy para aplicar na sua gestão

Agora que você já entendeu o papel dos indicadores nas operadoras de saúde, chegou a hora de conhecer 5 indicadores do software Carefy para aplicar na sua gestão.

O Carefy é uma plataforma completa para gestão de internação e auditoria em saúde que auxilia as operadoras de saúde a otimizar seus resultados e garantir sua competitividade no mercado.

Vamos aos indicadores do Carefy? Confira os 5 abaixo!

1. Taxa de ocupação

A taxa de ocupação também pode ser chamada de taxa de internação e trata-se de uma métrica muito relevante para as operadoras de saúde.

No Carefy, é possível consultar este indicador e analisar como está a organização de leitos da instituição.

O índice é simples, constituído pelo resultado do seguinte cálculo:

Número de leitos ocupados / Número de leitos livres (não contar os que estão interditados ou fechados) x 100 = Taxa de Ocupação

É a partir deste número que a gestão de uma operadora consegue traçar estratégias para manter em constante funcionamento a logística de pacientes na instituição.

2. Taxa de readmissão

A taxa de readmissão é outro dado que precisa ser acompanhado e o software Carefy te ajudar nisso.

Este índice mostra os pacientes que foram reinternados após a alta ou que tiveram que passar por algum procedimento que não estava previsto após a alta.

Existem muitos motivos para um alto índice de reinternação hospitalar e é importante investigar as causas.

Por isso, este indicador é muito importante e deve estar em constante acompanhamento.

3. Tempo de permanência

O tempo de permanência é, sem dúvida, uma das métricas mais importantes para uma operadora de saúde.

Por meio do Carefy é possível acompanhar esse importante dado e investigar como está a saúde da sua operadora de saúde.

Através da análise deste número é possível identificar falhas na liberação de leitos e tornar a regulação da instituição mais ágil.

Por exemplo: o paciente X, que está internado no hospital, já está apto para receber alta desde às 07h da manhã, mas, por falhas na comunicação recebe a alta às 17h da tarde.

Nesse tempo, pode haver um outro paciente aguardando a liberação da internação e respectiva ocupação daquele leito.

Assim, este indicador torna a gestão facilitada, assertiva e ágil. 

Trazendo benefícios para a instituição, os profissionais atuantes em todas as áreas, desde Medicina até o pessoal da limpeza e ao paciente.

Um paciente que teve uma boa experiência na instituição é satisfeito e traz ganhos para a instituição.

4. Eficiência da equipe

Este é um dos parâmetros de desempenho mais desenvolvidos dentro do Carefy.

Para você ter noção, por meio da análise deste indicador, o Carefy conseguiu otimizar em 137% a eficiência da equipe de auditoria da operadora SAMP.

Analisar o desempenho da eficiência da equipe é acompanhar de perto como está acontecendo o trabalho.

Isso permite entender qual parte da operação está precisando de ajustes e qual parte está dando certo.

5. Frequência de erros na auditoria

Por último, o indicador de frequência de erros na auditoria deve ser aliado da gestão em saúde da sua instituição.

Analisando este aspecto é possível entender o chamado “COP” do erro.

  • C: Como?
  • O: Onde?
  • P: Por quê?

A resposta destas três perguntas vai minimizar a frequência dos erros da auditoria da sua operadora de saúde.

A minimização destes erros vai refletir em ganhos financeiros e em glosas mais assertivas.

Como levar o Carefy para a sua operadora

Se você chegou até aqui já sabe que o Carefy é um software que pode alavancar os resultados da sua operadora de saúde.

Isso acontece porque unificamos toda a jornada do paciente e garantimos que os gestores de operadoras tenham em mãos dados assertivos para a tomada de decisão.

Somos excelência em auditoria e gestão de pacientes internados e podemos te ajudar a levar mais eficiência para a sua operação.


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