banner ebook auditoria em saúde

A atualização profissional em saúde garante que os especialistas nunca deixem de acompanhar as novidades e inovações da Medicina, permitindo a melhor assistência aos pacientes.

Independentemente de quais locais o profissional de saúde atue, como hospitais, operadoras de saúde, clínicas ou consultórios, manter a educação continuada é um requisito obrigatório.

Faça a reflexão: quantos novos medicamentos surgiram no último ano? Quantas descobertas e técnicas mais eficientes surgiram na saúde?

Um profissional que não dedica tempo para se atualizar no contexto de auditoria em saúde fica para trás, o que pode prejudicar, muitas vezes, o paciente.

Neste artigo você vai conferir como garantir que esse cenário nunca aconteça na sua carreira. Acompanhe!

5 dicas para garantir a atualização profissional em saúde

1. Priorize horários de estudos na sua agenda

Você já falou para si mesmo “quando tiver tempo vou fazer isso”, e nunca fez porque o tempo nunca sobrou?

A verdade é que tempo não é algo que os gestores de saúde têm de sobra. Pelo contrário, o dia precisaria ter 48 horas para que ele fosse suficiente.

Se você decidir que vai começar a fazer um curso ou pós-graduação apenas quando tiver tempo, ele nunca vai chegar!

Ou seja, você precisa tornar sua atualização uma prioridade em sua agenda. Separe algumas horas na semana e não marque nenhum compromisso nesses horários.

O ideal é contar com uma agenda médica online, assim, você terá acesso de qualquer lugar, personalização de cores, envio dos compromissos do dia seguinte à noite, entre outros diferenciais.

Às vezes acontecem emergências, mas se não for algo urgente, não coloque um atendimento no espaço reservado para sua atualização. Você ajudará mais seus pacientes com um conhecimento atualizado.

Você também pode utilizar essa regra para reservar tempo de qualidade com a sua família e amigos. Lembre-se: sua saúde mental é essencial para que seu trabalho seja bem exercido.

e-book auditoria concorrente

2. Separe um orçamento mensal para sua atualização profissional

É fundamental que você separe uma parte do seu salário para investir na sua qualificação, seja com cursos para profissionais de saúde, pós-graduações, congressos, seminários, viagens, entre outros.

Ao estabelecer esse orçamento mensal, sua organização financeira é otimizada e você não corre o risco de estourar o limite do cartão ou prejudicar outra área da sua vida, como o lazer.

3. Use as mídias digitais

As novidades chegam mais rápido na internet. Podcasts, lives, vídeos, artigos, newsletters, e-mail, WhatsApp, Telegram: as mídias sociais são a melhor forma de acompanhar as inovações.

Você não precisa limitar sua atualização apenas na mídia digital, pelo contrário, sempre é necessário realizar um curso (online ou presencial) e buscar fontes científicas, mas é uma boa forma de ver o que é recente.

Felizmente, com a chegada da Telemedicina é possível conversar com diferentes especialistas de qualquer lugar do mundo, o que facilita essa educação continuada.

4. Participe de grupos de mensagens sobre novidades na área da saúde

O networking vai ser um grande aliado na sua carreira e uma ótima forma de utilizá-lo é participar de grupos que enviam e discutem inovações da gestão em saúde.

Você até pode criar um grupo com seus amigos de profissão! 

5. Use a tecnologia para ter mais tempo no dia a dia

A chegada de inovações tecnológicas como Telemedicina, Inteligência Artificial e softwares médicos permitiram que diferentes profissionais automatizassem processos.

A automação garante que você tenha mais tempo para focar nos pacientes e para outras atividades importantes para sua carreira e vida pessoal.

Ao invés de perder tempo escrevendo as mesmas coisas todos os dias ou fazendo processos demorados, conte com a tecnologia.

Neste artigo você aprendeu 5 dicas práticas para investir na sua atualização profissional em saúde. 

Conhece mais alguma boa prática? Deixe aqui embaixo nos comentários!

indicadores de auditoria em saúde