Todos os profissionais que atuam em cargos de gestão na saúde, sabem que em determinado momento é preciso decidir, seja para a resolução de algum problema ou uma oportunidade. 

É um momento que pode ser dito como “complicado”, pois existe uma série de fatores que impactam diretamente na tomada de decisão que o gestor optou para determinado objetivo, o que pode levar a consequências boas ou desfavoráveis. 

Uma decisão ruim pode não ser um impacto muito grande em uma instituição, mas pode trazer consequências que geram outras consequências, o que pode se tornar um ciclo de erros. 

A gestão da inovação nas instituições de saúde é uma base importante, que traz novas formas de encarar desafios e como superá-los, visando tornar as operadoras de saúde mais sustentáveis e adaptáveis ao mercado. 

Porém, é comum que quando não se tem uma base para que a gestão da inovação atue, as decisões podem ser tomadas precariamente ou tardiamente, afetando os custos das operadoras.

Dessa forma, gerando um impacto em cadeia, obrigando a instituição a cortar gastos, reduzindo a qualidade dos serviços e aumentando o descontentamento com o plano. 

É por isso, que hoje, você verá fatores que levam ao atraso na tomada de decisão e como esta demora impacta diretamente nos custos das operadoras.

Confira abaixo!

Sustentabilidade nas operadoras de saúde 

Como bem sabemos, a sustentabilidade financeira nas operadoras de saúde é um pilar importante, que garante sua capacidade de oferecer serviços de qualidade com a otimização de recursos. 

Neste sentido, a tomada de decisão estratégica desempenha um papel vital, já que as operadoras enfrentam desafios complexos, como oscilação nos custos médicos e mudanças regulatórias. 

Decisões certas no que tange a alocação de recursos, negociações eficientes com prestadores de serviços e a identificação de oportunidades de gestão da inovação em saúde, podem determinar a capacidade da operadora de se manter sólida financeiramente. 

A busca pela sustentabilidade em operadoras não envolve apenas uma pequena parte da instituição.

Ou seja, não envolve apenas a gestão de recursos, mas também o compromisso de oferecer um equilíbrio entre acessibilidade e qualidade. 

Além disso, a adoção de tecnologias inovadoras e soluções digitais, podem otimizar os processos internos e externos, melhorando a experiência do paciente.

Tudo isso atua contribuindo para uma imagem positiva da operadora e, por consequência, para sua sustentabilidade no mercado. 

Por fim, com o conceito de sustentabilidade financeira nas operadoras em mente, entenderemos a indecisão, processo que pode ser mais comum de acontecer nas instituições. 

Indecisão: uma grande vilã

A indecisão é um estado de incerteza que paralisa a capacidade do indivíduo de escolher entre diferentes opções. 

Trazendo o conceito para a realidade das operadoras de saúde, gestores indecisos, podem se manifestar como uma hesitação em escolher estratégias claras, tomar medidas necessárias e definir diretrizes firmes. 

Essa situação pode ser prejudicial, uma vez que impede o progresso e adaptação às mudanças do mercado. 

Assim, a indecisão mina a confiança daqueles envolvidos com a operadora, afeta a moral dos colaboradores e prejudica a reputação da instituição

Dessa forma, a indecisão não afeta somente os aspectos mencionados acima, ela também afeta nos custos em saúde. 

Abaixo, abordaremos os impactos prejudiciais do atraso na tomada de decisão causa nos custos em saúde. 

Como pode afetar os custos das operadoras? 

Quando gestores não conseguem tomar decisões firmes e ágeis, os processos internos ficam estagnados, levando a atrasos nos projetos, implementações e mudanças que são necessárias. 

Essa estagnação não apenas resulta em desperdício de recursos, mas também compromete a eficiência operacional

Além disso, o atraso na tomada de decisões pode influenciar negociações com prestadores de serviços, fornecedores e parceiros, resultando em acordos menos vantajosos. 

Sendo assim, a indecisão não só afeta diretamente os resultados financeiros das operadoras, mas também dificulta a capacidade de se adaptar às demandas crescentes e as oscilações na saúde suplementar. 

Confira abaixo mais impactos, além dos custos, que o atraso na tomada de decisão pode gerar nas operadoras de saúde. 

  • Desperdício de recursos: ineficiência operacional e atrasos em projetos;
  • Negociações desvantajosas: acordos menos favoráveis com prestadores e fornecedores;
  • Perda de oportunidades: falha em aproveitar vantagens competitivas;
  • Aumento dos custos: ineficiências internas impactando a rentabilidade;
  • Reputação abalada: falta de ação prejudicando a confiança das partes interessadas;
  • Moral e produtividade baixas: colaboradores desmotivados devido à falta de direção;
  • Incapacidade de gestão da inovação em saúde: falta de decisões inibindo a adaptação às mudanças do mercado;
  • Perda de posicionamento no mercado: falta de agilidade diante da concorrência;
  • Ciclos de decisão prolongados: atrasos em implementações e mudanças estratégicas;
  • Redução da resiliência: falta de resposta eficaz as crises e desafios inesperados.

Gestão da inovação em saúde: como o Carefy potencializa a tomada de decisão?

No complexo cenário das operadoras de saúde, a tomada de decisão assertiva é uma peça-chave para garantir eficiência operacional e melhorias contínuas. 

Neste contexto, o Carefy se destaca como um software de auditoria em saúde e gestão de pacientes internados, que oferece um suporte crucial para os gestores. 

Com módulos e percepções inteligentes, o Carefy capacita as operadoras a tomarem decisões informadas e estratégicas. 

Assim, um dos diferenciais do Carefy reside na sua capacidade de fornecer métricas e dados que proporcionam aos gestores uma visão abrangente das operações. 

  • Taxa de ocupação de leitos;
  • Tempo médio de espera por atendimento;
  • Taxa de internação hospitalar;
  • Readmissão de pacientes;
  • Custo de internação.

Ao disponibilizar informações relevantes sobre o desempenho dos processos, pacientes internados, utilização de recursos e custos associados, o software permite uma análise mais precisa e detalhada. 

Resultando em uma base sólida, gestores identificam áreas de oportunidades, avaliam alternativas e tomam decisões que impulsionam a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. 

Por fim, ao proporcionar uma plataforma que alavanca a tomada de decisão com base em evidências, o Carefy impulsiona a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade das operadoras de saúde, garantindo sua relevância. 

Acesse o site Carefy, conheça mais sobre nossa plataforma e marque uma demonstração gratuita com nossos especialistas! 

Banner Material Módulos da Carefy – 2