Case de sucesso UFENESP

Sabemos que ser um gestor não é um trabalho fácil, pelo contrário, além de exigir muito do profissional é preciso ter habilidades necessárias para trazer bons resultados para a operadora de saúde.

Visto isso, você gestor sabe da importância que a eficiência na gestão de processos organizacionais traz para sua empresa? Sabe a maneira de realizar a eficiência em sua operadora?

Esse artigo definitivamente foi feito para você!

No conteúdo de hoje, descubra como implementar melhorias nessa tarefa tão vital para as operadoras de planos de saúde. Boa leitura!

Qual é a importância de otimizar a gestão de processos?

gestão de processos organizacionais

Empresas são como organismos vivos, de alta complexidade, as quais têm que lidar com diversas variáveis e que sempre estão susceptíveis a mudanças.

Uma operadora de plano de saúde não é diferente. 

Não realizar a gestão de processos em saúde desse organismo complexo, pode causar:

  • Retrabalho;
  • Gargalos nos processos;
  • Consequências para a saúde do internado;
  • Aumento na média de permanência;
  • Aumento nos custos;

Com o ajuste adequado de processos é possível proporcionar:

  • Cuidado mais assertivo que contemple as necessidades aderentes ao quadro clínico do paciente.
  • Controle da qualidade dos serviços de ponta a ponta, do agendamento ao atendimento.
  • Redução dos cursos e sustentabilidade econômica financeira para a instituição.
  • Aumento da capacidade de atendimento da instituição de saúde, pois, quanto mais eficiente ela for, mais pessoas conseguirá atender.

Já percebeu o quão importante é esse processo, certo? 

Agora, você vai descobrir como otimizá-lo.

Conteúdo complementar: 3 forma de otimizar gestão e auditoria. Confira!

1- Meça a eficiência atual dos seus processos organizacionais

Segundo William Thomson:

“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar. “

E isso aplica-se a sua operação em saúde.

A primeira atitude para otimizar as atividades no que tange a gestão em saúde, consiste em quantificar qual o desempenho atual dos processos.

Assim é possível entender a real situação, em termos de:

  • Qualidade do cuidado;
  • Econômica financeira;
  • Desempenho da equipe;

É possível medir esses parâmetros por meio de indicadores de saúde, como os presentes no Carefy.

Porém, apenas medir não é suficiente, confira o segundo indicador para saber exatamente o que fazer com esses dados em mãos.

2-  Analise os dados

Informações por informações, de nada valem.

O grande valor está em transformar essas informações em dados que vão nortear a tomada de decisão estratégica.

Então, sabe a eficiência a qual você mediu da sua operação?

É hora de analisar essas informações, à luz das seguintes perguntas:

Eficiência da equipe:

  • Como anda o desempenho da equipe de auditoria?
  • Quantas contas estão sendo auditadas por dia?
  • Quantos pacientes estão sendo auditados por dia?
  • Esse número está alto ou baixo em comparação ao mercado?

Atendimento:

  • E como está a qualidade do atendimento?
  • O índice de reinternações está alto?
  • A média de permanência na sua instituição é um número controlado ou que cresce a cada dia?

Custos assistenciais:

  • E das finanças da operadora de plano de saúde?
  • A economia por glosas é um número pertinente?
  • Os custos da instituição de saúde andam altos/na média/baixos?

3- Identifique gargalos na gestão de processos organizacionais

A partir dessa análise, faça teorias de possíveis causas de gargalos.

Por exemplo:

“Imagino que o desempenho da equipe não está alto, pela falta de padronização e centralização das informações, o que gera retrabalho, e prejudica a performance do time.”

4- Implemente melhorias

Não adianta chorar o leite derramado, mas é possível mudar a situação a partir de agora.

Junte a sua equipe e pensem:

  • Quais melhorias na gestão em saúde podem ser implementadas para evitar esses gargalos?
  • Como é possível resolver esses desafios da forma mais simples, rápida, eficiente e econômica possível?

Respondidas essas perguntas é hora de implementar essas medidas e monitorar, se de fato, elas fazem efeito na sua operação.

5- Inove nos processos

Um meio ágil, econômico e eficiente de manter a sua operação em constante melhoria e evolução para otimizar a gestão de processos de saúde e potencializar resultados consiste no uso de inovação na saúde.

Ferramentas tecnológicas como o sistema de gestão em saúde da Carefy permite:

Medir a performance da qualidade do atendimento prestado ao paciente e otimizar o processo

Manter a sustentabilidade econômica financeira no que tange o processo de auditoria de contas médicas 

Quantificar e aumentar o desempenho da equipe de auditoria em saúde.

Com o uso do Carefy, diversos gestores em saúde levarem a seguinte transformação para as suas operadoras de plano de saúde:

  • Diminuição da média de permanência em -40%
  • Redução do custos em 13%
  • Aumento da eficiência da equipe em +140%

Quer trazer inovação e gerar essas mudanças para a gestão de processos de saúde de sua operadora de plano de saúde? Agende uma demonstração gratuita com o nosso time de especialistas.

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