e-book indicadores de internação

Você já ouviu falar em gestão do cuidado? Esse é um aspecto muito importante do funcionamento de qualquer instituição de saúde, que exige um cuidado minucioso para que não provoque falhas e desperdícios.

Todo paciente precisa do cuidado certo. Isso vai além da atenção do médico e da equipe de enfermagem, passando também por demais recursos como equipamentos e medicamentos. 

Tudo isso passa pela gestão do cuidado  e exige atenção.

A seguir, você irá aprender as principais informações sobre gestão do cuidado no home care. Confira!

O que é gestão do cuidado e por que ela é importante?

O termo gestão do cuidado serve para se referir ao processo de oferecer a estrutura e o apoio adequados para as necessidades específicas de cada paciente. O objetivo deve ser sempre o de proporcionar qualidade de vida, bem-estar, autonomia e, claro, o sucesso do tratamento em vigor.

A gestão do cuidado afeta diretamente as atividades dos profissionais da área médica, como é o caso de médicos e enfermeiros. São eles que avaliam as particularidades de cada paciente e apontam os recursos necessários para cada necessidade.

Dessa forma, fica nítido o quanto a gestão do cuidado é essencial para o sucesso dos tratamentos e qualidade de vida dos pacientes. Se esse trabalho for ignorado ou realizado de forma desorganizada, ocorrerá mau uso dos recursos hospitalares.

Como realizá-la de maneira simples e eficiente?

Uma boa gestão do cuidado depende da compreensão das necessidades particulares de cada paciente e o uso adequado dos recursos hospitalares à disposição da equipe médica. 

O foco dessa atividade é o de proporcionar as condições adequadas para o sucesso do tratamento e o bem-estar do paciente.

Esse trabalho passa quase que majoritariamente pelo aspecto administrativo da instituição de saúde. 

Afinal, é a partir do home care que se viabilizam tratamentos, equipamentos e demais iniciativas empregadas, o que exige uma gestão alinhada com os objetivos da organização.

Por fim, a gestão do cuidado também depende de evitar o desperdício no uso da estrutura hospitalar. 

É fundamental que cada necessidade seja avaliada de maneira individual, mas que parâmetros de qualidade sejam definidos para que não ocorram desperdícios e demais falhas.

Como o Carefy otimiza o processo de gestão do cuidado?

A melhor forma de reduzir prejuízos e monitorar o uso de recursos da gestão do cuidado é utilizar um sistema baseado em tecnologias disruptivas, como  inteligência artificial, para ser aplicado no processo de home care.

O módulo exclusivo de home care do Carefy permite que a equipe de cuidado domiciliar acesse de forma integral as ações direcionadas ao paciente durante a sua internação domiciliar, e com base nesses dados, entenda o quadro clínico do paciente e direcione ações  estratégicas e assertivas para a melhoria da sua saúde.

Isso é possível pois o time tem acesso a timeline com todas as visitas realizadas ao paciente, todos os procedimentos , medicamentos, diárias, dieta e muito mais.

Além do que, todos esses dados são centralizados e padronizados, o que garante acesso a todas essas informações por todos os  profissionais de home care  e também para as equipes internas da instituição de saúde.

Esse cenário possibilita a agilidade dos procedimentos, evita inconsistências nas informações e atrasos na comunicação.

Tudo isso permitiu os nossos clientes alcançarem resultados excelentes no contexto de atenção domiciliar, como:

  • Aumento de 300 % de envio de pacientes para medicina preventiva
  • Aumento de 223% na eficiência da equipe de home care
  • Redução da média de permanência em até 40%
  • Redução de custos de até 13%

Essas melhorias possibilitaram o aumento da margem de lucro e a competitividade dessas empresas no mercado, tudo isso sem perder a qualidade do atendimento prestado ao paciente na assistência domiciliar.
Quer saber mais sobre as possibilidades oferecidas pela plataforma da Carefy? Solicite agora uma demonstração do sistema com o nosso time de especialistas.

Banner Material Módulos da Carefy – 2