Guia auditoria

A auditoria concorrente mantém sua relevância crescente na gestão das operadoras de saúde, consolidando-se como uma prática essencial para monitorar e aprimorar continuamente a qualidade da assistência oferecida aos pacientes. 

Neste contexto, exploraremos o significado da auditoria concorrente, destacando seus benefícios incontestáveis, além de fornecer um guia detalhado para a implementação eficaz dessa prática crucial em sua operadora de saúde ou hospital.

O que é auditoria concorrente?

A auditoria concorrente é um tipo de auditoria operacional que ocorre durante o atendimento do paciente em um determinado hospital, clínica ou em casa.

Tem como principal finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado pela instituição de saúde e corrigir potenciais falhas desse atendimento, comparando se os procedimentos, condutas e atividades estão seguindo protocolos estabelecidos.

auditoria concorrente

Diferente da auditoria retrospectiva, que avalia o que já ocorreu durante o atendimento, e a prospectiva, que visa avaliar o que será feito, a auditoria concorrente faz esse acompanhamento diário, se tornando uma ferramenta poderosa de gestão.

Dentre as principais atividades realizadas pela auditoria concorrente de enfermagem ou de médica inclui desde a coleta de relatos dos familiares do paciente até a avaliação do seu estado de saúde, conduta e discussão do caso com a equipe assistencial. 

Por que realizar a auditoria concorrente?

auditoria concorrente

Você deve estar se perguntando: Por que realizar a auditoria concorrente? Por que não a retrospectiva ou a prospectiva? 

A auditoria concorrente é um aliado muito importante porque visa a melhoria da qualidade assistencial ao paciente durante o atendimento. Com isso, as ações realizadas neste processo poderão beneficiá-lo diretamente durante uma internação, por exemplo. 

Ainda, na auditoria retrospectiva, por ser realizada após o atendimento, temos alguns desafios relacionados à dificuldade ou a falta de análise dos registros de enfermagem que é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade da assistência e cobranças hospitalares . 

Assim, encontramos na auditoria concorrente um dos meios mais simples para solução desta demanda.

Com este tipo de auditoria podemos proporcionar a presença do auditor in loco na unidade de atendimento do paciente e o acompanhamento direto das internações, tenho acesso a todas as informações do prontuário, familiares e equipe de saúde assistencial.

Ela também permite contato direto do auditor com a equipe de enfermagem, nos permitindo analisar, vivenciar e monitorar as internações em tempo hábil para as possíveis soluções e orientações da equipe, sanando dúvidas dos profissionais e também acompanhamento do paciente, podendo visitá-lo quando julgar necessário.

Dessa forma se torna mais fácil o acesso das informações necessárias para a realização da auditoria hospitalar além de contribuir para a adequação das cobranças nas contas hospitalares, favorecendo o processo de auditoria de contas.

Dada a sua importância, a auditoria concorrente foi recentemente citada na normativa 452 da ANS, Agência Nacional de Saúde, como requisito para acreditação de operadoras de saúde. 

Os benefícios da auditoria concorrente

auditoria concorrente
auditoria concorrente

A parte do relato de experiência, podemos elencar como benefícios da auditoria concorrente: 

  • Análise no local da internação;
  • Monitoramento do centro cirúrgico e outras demandas de alto custo;
  • Ação imediata;
  • Orientação e minimização de dúvidas da equipe da assistência;
  • Acompanhamento atual;
  • Prevenir não conformidades/erros;
  • Foco e acompanhamento da qualidade da assistência;
  • Acompanhamento da satisfação do paciente;
  • Otimização da eficiência operacional;
  • Aprimoramento da comunicação interdisciplinar;
  • Tomada de decisões embasada em dados;
  • Redução de riscos legais e financeiros;
  • Fortalecimento da cultura de qualidade;
  • Elevação da credibilidade institucional.

Como implantar a auditoria concorrente

Primeiro, para a implantação da auditoria concorrente de enfermagem, acredito ser bem importante o conhecimento do modelo a ser operacionalizado para uma boa orientação e acompanhamento dos auditores e da equipe. 

Se necessário faça cursos de especialização na área e busque opinião de outros profissionais sobre suas experiências. 

Depois, existem diversas formas de fazer iniciar a implantação, mas sugiro que comecemos por eleger uma unidade piloto (servirá de experimento modelo para a implantação das demais). 

Dica: Escolha uma unidade que tenha um bom dimensionamento de pessoal.

Ainda, é necessário um trabalho de sensibilização da equipe da assistência para a nova equipe que chegará ao espaço e qual o serviço a ser executado. 

Após isso, elabore reuniões rápidas e diárias para acompanhamento diário das condutas, integrar as equipes da assistência à auditoria com orientação do como ajudar ao novo serviço.

Depois da execução é muito importante estar checando sempre o processo na busca de melhorias e otimizações no processo de auditoria concorrente como o uso de uma plataforma de gestão de pacientes internados, que facilita o trabalho da equipe.

O fluxo convencional de auditoria concorrente

Ainda que este seja um processo chave para muitas operadoras de saúde, seu fluxo convencional ainda continua sendo cheio de ineficiências.

Conheça a dinâmica do processo de auditoria no fluxo convencional, ou seja, sem a utilização de tecnologias.

fluxo tradicional da auditoria
  1. Os auditores são distribuídos em visitas a hospitais.
  1. No hospital os profissionais coletam informações sobre o paciente internado. 
  1. Muitas vezes esta coleta é feita através de uma ficha de auditoria em papel. Letras ilegíveis e perda de papéis são ocorrências típicas nesse processo.
  1. É comum que os auditores precisem organizar estas informações em planilhas antes de enviá-las à central da operadora. 
  1. O envio normalmente é realizado através de e-mail, aplicativos de mensagem ou compartilhamento de documentos em nuvem. Isso gera um atraso na comunicação, retrabalho e até perda de informações. O que pode infringir a Lei Geral de Proteção de Dados.
  1. Depois de enviadas, os auditores internos precisam analisar com cuidado cada informação.
  1. Depois da análise, os auditores internos da operadora ficam responsáveis por organizar os dados. Só ai serão formados os indicadores assistenciais e de custo para os gestores da operadora de saúde. 

Os perigos relacionados ao fluxo convencional de auditoria concorrente

Neste fluxo, além das ineficências como retrabalhos, devemos chamar a atenção para uma ferramenta amplamente utilizada no fluxo convencional de auditoria clínica: as planilhas.

Ela é a principal responsável que tem ameaçado a segurança dos dados dos pacientes e a reputação de instituições de saúde.

Empregada por gestores e auditores em saúde para compilar informações referentes a dados sensíveis dos pacientes, ela é suscetível a perigos como:

  1. Vazamento de dados e LGPD
  2. Perda de informações relevantes
  3. Tempo e dificuldades na análise
  4. Inconsistências nas informações

Além do que, a sua utilização pode causar retrabalho, atraso na comunicação, o que afeta diretamente a eficiência dos processos e os resultados da operação.

Por isso, a implementação de auditoria concorrente em um fluxo que utilize tecnologias disruptivas para otimizar processos, tomar decisões de forma estratégica e assertiva é fundamental para:

  • Garantir a segurança dos dados dos pacientes
  • Diminuir a média de permanência na instituição
  • Aumentar a eficiência da equipe
  • Diminuir os custos assistenciais
  • E ainda garantir o cuidado prestado ao paciente

Agora, que você já sabe como funciona o fluxo convencional, descubra como é realizado o processo de auditoria por meio do sistema de gestão da internação mais completo do mercado – o Carefy.

O fluxo da auditoria concorrente com o Carefy

O fluxo de auditoria com o software de auditoria da Carefy permite uma gestão simples e mais eficiente na palma da sua mão. Confira a seguir como funciona o fluxo na prática: 

fluxo carefy da auditoria
  1. Começando pelo planejamento das visitas, o auditor pode agendar as visitas da equipe na própria plataforma.
  1. A coleta de dados no Carefy pode acontecer de 4 maneiras possíveis mas não dependentes umas das outras: 
  • Integração com sistemas dos hospitais;
  • Interface do hospital: O hospital fornece algumas informações clínicas para a operadora através de um acesso específico para credenciados;
  • Integração com o censo: A operadora pode subir um arquivo na plataforma com as informações da auditoria;
  • Aplicativo Carefy: Auditor em saúde, presente no hospital, preenche a evolução no aplicativo ao invés de coletar as informações no papel.
  1. Depois de coletadas as informações no aplicativo pelo auditor em saúde, a evolução é enviada em tempo real de forma segura e estruturada para a central da operadora de saúde, diminuindo em até 24h o envio das informações.
  2. Toda a comunicação entre a equipe pode ser feita através de um chat que garante a segurança e o histórico da troca das informações de internação. 
  3. Na central, através da plataforma web, os auditores internos têm uma visão estruturada das informações. Isso inclui as sinalizações e alertas de possíveis inconformidades que permitem uma tomada de decisão mais rápida da equipe. 
  4. Também em tempo real, os gráficos e indicadores são atualizados de acordo com as informações inseridas. Desta forma, com os filtros aplicados à gráficos de assistência, rede e equipe é possível gerar diversos relatórios de gestão.

Como funciona o módulo de Auditoria concorrente do Carefy?

A auditoria concorrente é um dos módulos do sistema de auditoria da Carefy e objetiva avaliar o cuidado prestado ao paciente internado. Ele é de extrema importância tanto para a equipe externa como interna de auditoria médica e de enfermagem.

Ele permite:

  • A minimização da ocorrência de eventos adversos
  • Melhoria do desfecho do internado
  • Avaliação de possíveis não conformidades que podem comprometer a saúde do paciente

Para a equipe in loco, desenvolvemos uma versão exclusiva de aplicativo para Android e para  iOS onde é possível:

  • Abrir internações
  •  Evoluir pacientes
  •  Cadastrar guias
  • Procedimentos
  • Criar pendências

Já para equipe interna da operadora de plano de saúde, o módulo disponibiliza uma versão para o navegador web. Nele, além das funcionalidades citadas acima, possui diversos indicadores estratégicos permitem alavancar os resultados nos processos de auditoria da sua operadora.

Conclusão

Ao longo dos anos, a auditoria concorrente de enfermagem e médica vem se tornando uma grande aliada na gestão de internações pelas instituições de Saúde. Uma vez implantado, lembre-se de otimizar e expandir seu processo para outras praças sempre medindo os resultados obtidos.

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