O módulo de auditoria concorrente do Carefy emerge como uma ferramenta indispensável. Se você está buscando compreender a essência desse módulo e sua relevância na otimização dos procedimentos de saúde, continue lendo.
Abordaremos de forma abrangente como o módulo de auditoria concorrente, destacando sua importância em cada etapa do processo. Descubra como a funcionalidade, focada na agilidade e na excelência, está moldando o cenário da gestão médica moderna. Boa leitura!
O que é Auditoria Concorrente?
A auditoria concorrente consiste no processo de auditoria operacional que ocorre durante o cuidado prestado ao paciente.
Objetiva avaliar a qualidade do serviço prestado pela instituição de saúde e corrigir potenciais falhas desse atendimento, comparando se as ações direcionadas ao paciente estão seguindo protocolos estabelecidos.
A importância da Auditoria Concorrente
Realizar a auditoria concorrente é uma tendência no setor da saúde, pois viabiliza a verificação da pertinência do cuidado direcionado ao paciente em relação a sua condição clínica.
Isso permite a diminuição de custos desnecessários e a garantia do cuidado de qualidade.
Porém, nesse contexto, surgem diversos desafios associados à realização desse processo sem a utilização de tecnologia. Conheça os principais abaixo.
Os desafios da Auditoria Concorrente
Sem o módulo de auditoria concorrente Carefy, a auditoria concorrente é realizada ao encaminhar equipes para hospitais, operadoras de saúde e empresas de home care sem agendamento prévio de visitas e sem o direcionamento otimizado das equipes.
Ao chegar na instituição o profissional audita o paciente sem a presença de um check-list padronizado com uma relação de tudo que deve ser verificado.
Por não existir uma sequência do que deve ser avaliado, informações importantes como a existência de possíveis inconformidades podem não ser avaliadas, como por exemplo, a permanência de um paciente na UTI sem ventilação mecânica e sem droga vasoativa.
Isso pode gerar a ocorrência de eventos adversos com potencial para afetar de forma grave a saúde do beneficiário.
Além disso, após auditar o internado, todas as informações são registradas por diversos arquivos e planilhas o que deixa a atividade suscetível a perigos como:
- Perda de dados;
- Vazamento de informações;
- Inconsistências nos dados;
- Dificuldade na análise e identificação de não conformidades;
- Dificuldade de comparação com auditoria de contas;
Tudo isso, prejudica a segurança das informações do paciente e a saúde do internado, pois pode impactar no entendimento do estado clínico dele.
Essas informações são enviadas para a equipe interna de auditoria por diversos canais, como whatsapp, e-mail e telefone. O que pode causar retrabalho, e atrasos na comunicação.
Todos esses dados são analisados de forma manual.
Como você pode notar, o fluxo de auditoria convencional enfrenta diversos desafios que possuem o potencial de prejudicar a saúde do internado e por consequência, a reputação da sua instituição.
Pensando nisso, criamos o Carefy, sistema completo de auditoria em saúde, que possui módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas médicas, prorrogações e home care. Confira a seguir como funciona este módulo na prática.
Como funciona o módulo de Auditoria Concorrente do Carefy na prática
1. Agendamento de visitas dos auditores
Com o Carefy, a otimização de processos começa antes mesmo do profissional auditar o paciente. As visitas da equipe de auditoria externa são agendadas, para permitir que a equipe seja direcionada de acordo com as demandas e que o tempo seja utilizado de forma proveitosa.
2. Auditoria estruturada em um aplicativo intuitivo
Ao chegar na instituição de saúde, o time de enfermeiros auditores verificam a pertinência do tratamento direcionado ao beneficiário de acordo com a sua condição clínica consultando um check-list padronizado no aplicativo do Carefy, que funciona mesmo sem internet!
Além de conduzir o processo de auditoria de forma padronizada para evitar perdas de dados e retrabalho.
O Carefy permite inserir todas as informações referentes a tratamentos, procedimentos e medicamentos as quais estão divididas por classes no aplicativo.
Isso facilita a inserção dos dados, e otimiza a gestão do tempo.
3. Sinalizações e alertas de inconformidades
No módulo auditoria concorrente Carefy, durante a permanência do paciente em uma instituição de saúde, o mesmo pode apresentar um quadro clínico que indica uma não conformidade relacionada à internação.
A sinalização dessa não conformidade exerce a função de indicar uma possível condição que pode prejudicar a saúde do internado.
Se essa sinalização não for monitorada pela auditoria em saúde, pode gerar o desenvolvimento de eventos adversos.
Monitorar esses pontos permite que a operadora de saúde se antecipe a possíveis condições que o paciente se encontra, as quais podem demandar ações e tratamentos específicos.
É possível monitorá-las a partir dos alertas que são gerados no aplicativo Carefy como notificações, os quais permitem garantir a segurança do paciente durante a permanência na instituição. Conheça as principais sinalizações:
- Úlcera de pressão
- Mais de 5 dias na enfermaria
- Permanência na UTI sem uso de ventilação mecânica ou administração intravenosa de droga vasoativa
Isso permite uma tomada de decisão estratégica e ágil, que minimiza falhas e possibilita o maior controle da operação.
Agora, se o quadro clínico demanda uma evolução, a mesma pode ser realizada de forma personalizada de acordo com o profissional.
4. Criação e monitoramento de pendências
Diferente do modo convencional, se forem encontradas pendências durante a auditoria, é possível inseri-las no aplicativo do Carefy, atribuí-las para membros da equipe e monitorá-las quanto ao status.
5. Plano de cuidado
Além de permitir agir de forma imediata com mais assertividade, com Carefy é possível criar um plano de cuidado a longo prazo que envolve as ações que devem ser direcionadas, assim como as equipes multidisciplinares que serão responsáveis pelo tratamento.
Os dados inseridos no Carefy podem ser acessados em tempo real por outras times da instituição, e no caso do paciente necessitar de uma desospitalização, a equipe de home care tem acesso imediato a esse dado e pode adiantar o processo.
6. Chat entre a equipe
E ainda, além de acessar os dados, é possível usar o chat do sistema, atrelado a internação para que a comunicação entre a equipe ocorra de forma centralizada, economize tempo e evite a inconsistência nas informações.
Isso contribui para aumentar a eficiência da equipe por aumentar de forma geral a agilidade dos processos.
7. Controle e indicadores para gestores e auditores internos
Muito mais do que um a digitalização de dados, o Carefy permite uma transformação no modelo de negócios das instituições de saúde, o que confere uma gama de soluções para diversas situações no contexto de auditoria concorrente.
Durante todo esse processo, essas informações são disponibilizadas em tempo real para equipe interna da operadora, por meio de dashboards e indicadores.
Isso facilita o trabalho dos gestores de saúde e permite a tomada de decisão estratégica embasada em dados.
Benefícios do Carefy
Conheça os principais benefícios que a sua instituição de saúde obtém ao utilizar o sistema mais completo de gestão da internação.
Aumento da eficiência da equipe
A auditoria na sua operadora de plano de saúde de ponta a ponta fica centralizada e padronizada, permitindo a interoperabilidade, a agilidade nos processos e o aumento da eficiência da equipe em 130%.
Diminuição da média de permanência
O quanto diminuir a média de permanência na sua instituição impactaria na margem de lucro da sua operação?
O Carefy aumenta a qualidade do cuidado prestado ao paciente, diminuindo:
- a ocorrência de eventos adversos;
- a média de permanência na instituição em até 40%;
- E a média de permanência de pacientes de longa em até 34%
Isso permite garantir a segurança do paciente e manter a instituição competitiva no mercado.
Centralização e padronização de dados
O Carefy evita os principais perigos das planilhas como: a perda de documentos, o vazamento de informações, inconsistência nos dados e o retrabalho, possibilitando que todas as informações sensíveis do paciente sejam mantidas respeitando a LGPD de forma centralizada e padronizada.
Além do que, com o nosso sistema não é necessário usar uma parte no sistema e uma parte em planilhas, todas as informações referentes ao processo de auditoria são inseridas no sistema para aumentar a agilidade dos times e permitir o acesso em tempo real a condição clínica do paciente e as suas contas.
Obtenção de um ROI de 100 x ao contratar o Carefy
Qual investimento hoje em dia proporciona para a sua auditoria médica um ROI de 100x?
O Carefy, o software mais completo de gestão da internação, permitiu que os nossos clientes conseguissem resultados exponenciais como esse.
Isso é possível porque:
Com Carefy, você gestor em saúde, aumenta a eficiência da sua equipe, e com o monitoramento de possíveis não conformidades e com o direcionamento otimizado de recursos, é possível diminuir os custos de internação de até 13%.
E pode alcançar o retorno sobre o investimento de até 100 vezes em 6 meses de uso.
Para descobrir como trazer esses resultados para a sua instituição, entre em contato com o nosso time de especialistas!