Case SAMP

A auditoria de contas médicas consiste no ato de conferir a conta  para identificar se todos os itens estão pertinentes com o cuidado prestado ao paciente. No entanto, com o avanço da tecnologia, auditar contas nunca foi tão simples e eficiente. 

Descubra a seguir como funciona na prática o  módulo de auditoria de contas médicas do software da Carefy.

Afinal, qual a importância da auditoria de contas médicas e seus desafios?

A auditoria de contas médicas permite reduzir gastos desnecessários e manter um controle financeiro sobre os custos da instituição de saúde.

Logo, realizar o processo de auditoria de forma assertiva é essencial para manter as instituições competitivas no mercado.

Apesar de ser uma atividade de extrema relevância e que virou tendência a sua implementação em instituições de saúde, existem alguns desafios associados à sua prática no contexto de auditoria de contas médicas.

Ao auditar contas de forma convencional utilizando planilhas e outras ferramentas, podem ocorrer perigos como:

  • Perda de dados
  • Vazamento de informações
  • Inconsistência nos dados
  • Retrabalho
  • Atrasos na Comunicação
  • Custos desnecessários

Pensando nisso, criamos o Carefy, sistema completo de auditoria em saúde com módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas médicas, home care e prorrogações. Descubra como o módulo de auditoria de contas funciona e quais os benefícios que ele pode gerar para a sua instituição de saúde.

Como funciona na prática o módulo de Auditoria de Contas Médicas

Mas afinal como funciona na prática o módulo de auditoria de contas médicas do Carefy e como isso pode impactar no processo de auditoria em saúde da sua instituição? Confira a seguir as principais funcionalidades. 

1. Agendamento de visitas dos auditores

Um dos motivos para escolher o Carefy para sua gestão de contas médicas é o agendamento de visitas. Assim, a otimização de processos começa antes mesmo do profissional auditar a conta médica. As visitas dos auditores  são agendadas para permitir que a equipe seja direcionada de acordo com as demandas e que o tempo seja utilizado de forma proveitosa.

2. Acompanhamento da eficiência da equipe 

Além de agendar a visita é possível definir a rota que cada auditor irá realizar e acompanhar em tempo real a geolocalização de cada um.

Ainda, é possível monitorar o desempenho da equipe, como o número de contas auditadas por profissional, por equipe. Isso inclui o valor economizado, valor glosado e muito mais.

Inclusive, se existirem pendências que precisam ser verificadas pela equipe também é possível atribuí-las por profissional

Além disso, para fugir dos aplicativos de mensagem, caso seja necessário se comunicar com o time, é possível realiza-lo através do chat do Carefy.

Tudo isso permite aumentar a eficiência da equipe e a produtividade da equipe de auditoria focando na proteção dos dados de saúde.

3. Comparação com os dados provenientes da auditoria clínica

A integração com o módulo de auditoria concorrente e a unificação da jornada do paciente em uma única solução permite acessar em tempo real tudo o que foi realizado pelo auditor beira leito, com acesso a todo cuidado direcionado durante a internação hospitalar, dividido por categorias como: 

  • Medicamentos e doses administradas;
  • Procedimentos;
  • Diárias;
  • Materiais como OPME’S;
  • Dietas;
  • CID’S
  • E outras categorias.

Logo após analisar essas informações centralizadas e padronizadas, de forma intuitiva e de simples acesso, é possível compará-las com a conta médica com o intuito de encontrar possíveis erros na conta.

Ter essas informações de forma estruturada evita retrabalho, uso ineficiente do tempo e perda de dados.

A partir da análise de todos esses dados, é possível realizar o capeante digital 

4. Capeante digital

Todas as potenciais inconformidades são inseridas no capeante digital com itens personalizáveis do Carefy.

O enfermeiro auditor tem acesso em tempo real a essa ferramenta que calcula automaticamente os valores a serem liberados para pagamento, o que permite a otimização do tempo e evitar atrasos na comunicação.

5. Importação do XML

Além de acessar tudo o que foi registrado no aplicativo do Carefy, é possível importar o XML de contas, com sinalização dos principais pontos que merecem atenção durante a auditoria

Isso facilita o trabalho do auditor de contas, pois possibilita que todas as informações sejam compiladas em um único lugar, o que evita retrabalho e atrasos na comunicação.

Assim, o processo de gestão de contas médicas fica mais eficiente.

6. Alertas de possíveis inconformidades

Além do que são gerados alertas de possíveis glosas e outras inconformidades por cores de principais pontos que merecem atenção com Inteligência Artificial, DRG e regras internas da operadora. 

auditoria em XML

7. Conta automática do faturamento liberado

Diferente do processo convencional de auditoria de contas médicas, onde os processos são realizados de forma manual, com o Carefy é gerado uma conta automática do faturamento liberado.

O que permite aumentar a agilidade da operação frente às ações que necessitam ser tomadas.

8. Acesso em tempo real às informações pela equipe interna

A equipe interna de auditoria assim como os outros times da instituição, têm acesso em tempo real a essas informações pela plataforma do Carefy.

Seja de forma online ou offline, pela versão mobile e pela versão web.

A centralização desses dados possibilita aumentar a eficiência dos times e a assertividade da operação, pois as ações são tomadas com maior agilidade.

9- Geração de relatórios e indicadores estratégicos

A partir desses dados são gerados  mais de 60 indicadores estratégicos que permitem a tomada de decisão assertiva.

indicadores de auditoria

Eles permitem entender a operação de forma geral, identificar os principais gargalos relacionados às contas médicas e implementar melhorias nos processos.

Conheça os principais indicadores de contas médicas:

  • 1. Faturamento
  • 2. Custo total no mês
  • 3. Total de Glosa por prestador
  • 4. Total de contas auditadas por profissional
  • 5. Total economizado.

Além dos indicadores, são gerados relatórios completos por:

  • prestador
  • profissional
  • regional
  • competência.

A equipe de auditoria pode ter maior controle sobre a situação financeira da instituição por meio da análise de gráficos dinâmicos e personalizados.

Conheça os principais benefícios do módulo de Contas médicas do Carefy

Benefícios

Aumento da eficiência da equipe em até 137%

A auditoria em saúde na instituição de ponta a ponta fica centralizada e padronizada, permitindo a interoperabilidade, a agilidade nos processos e o aumento da eficiência da equipe em 137%.

Diminuição de custos em até 13%

Com a otimização de processos na auditoria de contas médicas, a qual permite o aumento da eficiência da equipe e a identificação de gastos desnecessários na operação, é possível reduzir custos em até 13%.

Levando em consideração que as operadoras de plano de saúde costumam ter gastos na casa dos milhões mensais,  esses 13% que podem representar uma economia significativa. 

Ou seja, a operadora de plano de saúde conquista o retorno sobre o investimento já no primeiro mês de uso.

Obtenção de um ROI de 100 vezes

Com Carefy é possível conquistar um ROI (retorno sobre o investimento) de até cem vezes em 6 meses de uso.

Isso possibilita o aumento da margem de lucro da sua instituição de saúde, seja ela:

  • Hospital
  • Operadora de plano de saúde
  • Home Care
  • Empresa de auditoria

Conclusão

Com o Carefy é possível auditar contas de forma intuitiva e simples e obter resultados excelentes para a sua instituição de saúde.Quer saber mais sobre o Carefy? Agende agora uma reunião com o nosso time de especialistas.

Banner Agendar Demonstração – 1