A auditoria de contas médicas consiste no ato de conferir a conta  para identificar se todos os itens estão pertinentes com o cuidado prestado ao paciente. No entanto, com o avanço da tecnologia, auditar contas nunca foi tão simples e eficiente. 

Descubra a seguir como funciona na prática o  módulo de auditoria de contas médicas do software da Carefy.

Afinal, qual a importância da auditoria de contas médicas e seus desafios?

A auditoria de contas médicas permite reduzir gastos desnecessários e manter um controle financeiro sobre os custos da instituição de saúde.

Logo, realizar o processo de auditoria de forma assertiva é essencial para manter as instituições competitivas no mercado.

Apesar de ser uma atividade de extrema relevância e que virou tendência a sua implementação em instituições de saúde, existem alguns desafios associados à sua prática no contexto de auditoria de contas médicas.

Ao auditar contas de forma convencional utilizando planilhas e outras ferramentas, podem ocorrer perigos como:

  • Perda de dados
  • Vazamento de informações
  • Inconsistência nos dados
  • Retrabalho
  • Atrasos na Comunicação
  • Custos desnecessários

Pensando nisso, criamos o Carefy, sistema completo de auditoria em saúde com módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas médicas, home care e prorrogações. Descubra como o módulo de auditoria de contas funciona e quais os benefícios que ele pode gerar para a sua instituição de saúde.

Como funciona na prática o módulo de Auditoria de Contas Médicas

Mas afinal como funciona na prática o módulo de auditoria de contas médicas do Carefy e como isso pode impactar no processo de auditoria em saúde da sua instituição? Confira a seguir as principais funcionalidades. 

1. Agendamento de visitas dos auditores

Um dos motivos para escolher o Carefy para sua gestão de contas médicas é o agendamento de visitas. Assim, a otimização de processos começa antes mesmo do profissional auditar a conta médica. As visitas dos auditores  são agendadas para permitir que a equipe seja direcionada de acordo com as demandas e que o tempo seja utilizado de forma proveitosa.

2. Acompanhamento da eficiência da equipe 

Além de agendar a visita é possível definir a rota que cada auditor irá realizar e acompanhar em tempo real a geolocalização de cada um.

Ainda, é possível monitorar o desempenho da equipe, como o número de contas auditadas por profissional, por equipe. Isso inclui o valor economizado, valor glosado e muito mais.

Inclusive, se existirem pendências que precisam ser verificadas pela equipe também é possível atribuí-las por profissional

Além disso, para fugir dos aplicativos de mensagem, caso seja necessário se comunicar com o time, é possível realiza-lo através do chat do Carefy.

Tudo isso permite aumentar a eficiência da equipe e a produtividade da equipe de auditoria focando na proteção dos dados de saúde.

3. Comparação com os dados provenientes da auditoria clínica

A integração com o módulo de auditoria concorrente e a unificação da jornada do paciente em uma única solução permite acessar em tempo real tudo o que foi realizado pelo auditor beira leito, com acesso a todo cuidado direcionado durante a internação hospitalar, dividido por categorias como: 

  • Medicamentos e doses administradas;
  • Procedimentos;
  • Diárias;
  • Materiais como OPME’S;
  • Dietas;
  • CID’S
  • E outras categorias.

Logo após analisar essas informações centralizadas e padronizadas, de forma intuitiva e de simples acesso, é possível compará-las com a conta médica com o intuito de encontrar possíveis erros na conta.

Ter essas informações de forma estruturada evita retrabalho, uso ineficiente do tempo e perda de dados.

A partir da análise de todos esses dados, é possível realizar o capeante digital 

4. Capeante digital

Todas as potenciais inconformidades são inseridas no capeante digital com itens personalizáveis do Carefy.

O enfermeiro auditor tem acesso em tempo real a essa ferramenta que calcula automaticamente os valores a serem liberados para pagamento, o que permite a otimização do tempo e evitar atrasos na comunicação.

5. Importação do XML

Além de acessar tudo o que foi registrado no aplicativo do Carefy, é possível importar o XML de contas, com sinalização dos principais pontos que merecem atenção durante a auditoria

Isso facilita o trabalho do auditor de contas, pois possibilita que todas as informações sejam compiladas em um único lugar, o que evita retrabalho e atrasos na comunicação.

Assim, o processo de gestão de contas médicas fica mais eficiente.

6. Alertas de possíveis inconformidades

Além do que são gerados alertas de possíveis glosas e outras inconformidades por cores de principais pontos que merecem atenção com Inteligência Artificial, DRG e regras internas da operadora. 

7. Conta automática do faturamento liberado

Diferente do processo convencional de auditoria de contas médicas, onde os processos são realizados de forma manual, com o Carefy é gerado uma conta automática do faturamento liberado.

O que permite aumentar a agilidade da operação frente às ações que necessitam ser tomadas.

8. Acesso em tempo real às informações pela equipe interna

A equipe interna de auditoria assim como os outros times da instituição, têm acesso em tempo real a essas informações pela plataforma do Carefy.

Seja de forma online ou offline, pela versão mobile e pela versão web.

A centralização desses dados possibilita aumentar a eficiência dos times e a assertividade da operação, pois as ações são tomadas com maior agilidade.

9- Geração de relatórios e indicadores estratégicos

A partir desses dados são gerados  mais de 60 indicadores estratégicos que permitem a tomada de decisão assertiva.

Eles permitem entender a operação de forma geral, identificar os principais gargalos relacionados às contas médicas e implementar melhorias nos processos.

Conheça os principais indicadores de contas médicas:

  • 1. Faturamento
  • 2. Custo total no mês
  • 3. Total de Glosa por prestador
  • 4. Total de contas auditadas por profissional
  • 5. Total economizado.

Além dos indicadores, são gerados relatórios completos por:

  • prestador
  • profissional
  • regional
  • competência.

A equipe de auditoria pode ter maior controle sobre a situação financeira da instituição por meio da análise de gráficos dinâmicos e personalizados.

Conheça os principais benefícios do módulo de Contas médicas do Carefy

Benefícios

Aumento da eficiência da equipe em até 137%

A auditoria em saúde na instituição de ponta a ponta fica centralizada e padronizada, permitindo a interoperabilidade, a agilidade nos processos e o aumento da eficiência da equipe em 137%.

Diminuição de custos em até 13%

Com a otimização de processos na auditoria de contas médicas, a qual permite o aumento da eficiência da equipe e a identificação de gastos desnecessários na operação, é possível reduzir custos em até 13%.

Levando em consideração que as operadoras de plano de saúde costumam ter gastos na casa dos milhões mensais,  esses 13% que podem representar uma economia significativa. 

Ou seja, a operadora de plano de saúde conquista o retorno sobre o investimento já no primeiro mês de uso.

Obtenção de um ROI de 100 vezes

Com Carefy é possível conquistar um ROI (retorno sobre o investimento) de até cem vezes em 6 meses de uso.

Isso possibilita o aumento da margem de lucro da sua instituição de saúde, seja ela:

  • Hospital
  • Operadora de plano de saúde
  • Home Care
  • Empresa de auditoria

Conclusão

Com o Carefy é possível auditar contas de forma intuitiva e simples e obter resultados excelentes para a sua instituição de saúde.Quer saber mais sobre o Carefy? Agende agora uma reunião com o nosso time de especialistas.