e-book indicadores de internação

Você sabe por que vale a pena contar com um sistema de auditoria em saúde e o que levar em conta no momento da escolha? Descubra já!

Em se tratando de auditoria hospitalar e de todos os aspectos envolvidos na atividade, já que esse processo, quando ligado à saúde, envolve muito mais que o monitoramento financeiro e contábil, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para garantir melhores resultados.

 Por isso, investir na utilização de um sistema de auditoria é uma escolha não apenas inteligente, mas também estratégica.

Justamente em razão de sua certa “complexidade”, fazer de forma eficiente uma auditoria hospitalar ainda representa um desafio e tanto para algumas operadoras de saúde. 

Isso acontece por inúmeras razões, como a ausência de padronização, o retrabalho excessivo, a dificuldade em acompanhar os pacientes em internação, entre outros aspectos.

Levando isso em conta, neste artigo, vamos falar sobre a importância de contar com a tecnologia nessa atividade, o que considerar no momento de optar por um sistema de auditoria e, por fim, as vantagens de escolher a solução da Carefy! Vamos conferir?

Por que contar com a tecnologia para a atividade de auditoria hospitalar?

Não há nenhuma dúvida de que fazer a auditoria é fundamental para gerir da melhor forma as questões relativas às instituições de saúde. 

Afinal, a auditoria em saúde, quando realmente bem-feita, é capaz de otimizar os recursos que são empregados — como os financeiros e o próprio tempo da equipe dedicada ao trabalho —, de ajudar no reconhecimento de eventuais gargalos operacionais e até de gerar reflexos positivos sobre a saúde financeira. 

Isso faz com que os responsáveis pelo gerenciamento das operadoras de saúde tenham a chance de prestar serviços de maior nível de qualidade aos seus clientes sem, no entanto, ver os recursos financeiros afetados de modo negativo. 

Nesse sentido, investir em um sistema de auditoria apenas traz vantagens, já que, com esse tipo de solução, torna-se viável manter os processos relativos à atividade de auditoria mais céleres e reunir as informações principais para a eficiência dos procedimentos envolvidos em uma mesma aplicação, de maneira centralizada e padronizada.

Pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher um sistema de auditoria

Já falamos acerca da relevância de investir — e reforçamos essa expressão porque, sim, de fato, trata-se de um investimento — em um sistema de auditoria. 

Contudo, é fundamental que, dentre as soluções disponíveis no mercado, a escolha seja feita de forma consciente, considerando os benefícios que serão agregados para a otimização da atividade de auditoria.

Sendo assim, elencamos, nesta seção, quatro pontos que você precisa levar em conta no momento de tomar essa decisão, garantindo que ela seja a mais assertiva possível. Vamos a eles!

1. Possibilidade de integração entre sistemas

Se você já atua na auditoria em saúde há algum tempo, com certeza, sabe o quanto é relevante a questão da interoperabilidade. É possível afirmar, inclusive, que esse é um dos maiores entraves — no caso, a falta dela — no que tange à saúde suplementar. 

A ausência de integração entre as soluções empregadas no cotidiano pode até mesmo inviabilizar a geração de indicadores relativos ao processo de auditoria, o que pode gerar limitações no que tange à tomada de decisões por parte dos gestores. 

Isso acontece porque muitos dados acabam por não ser abarcados nas avaliações, dificultando o gerenciamento.

Por isso, poder contar com a integração do sistema de auditoria acaba por se tornar um diferencial e tanto.

 As informações passam a estar disponíveis de maneira centralizada em uma mesma solução, com a geração de indicadores novos e, inclusive, com a possibilidade de verificação dos históricos. 

Tudo isso reduz retrabalhos e torna a comunicação muito mais facilitada entre áreas distintas.

2. Foco mantido no processo de gestão de pacientes internados que integra diversas áreas

Mais uma vez, se você já enfrentou desafios na atividade de auditoria hospitalar, certamente sabe que um sistema que permita uma gestão centralizada seria capaz de elevar expressivamente a eficiência dos processos e diminuir significativamente os custos

Logo, a consolidação das diversas áreas — por exemplo, auditoria de contas, prorrogações de internações, home care etc. —  em uma mesma solução é uma funcionalidade que você jamais deve deixar de considerar no momento da sua decisão. 

Afinal, as vantagens são inúmeras, como a elevação da eficiência das equipes que atuam nessa frente, a diminuição dos gastos relativos às internações e a maior viabilidade de prestar auxílio aos pacientes em internação.

3. Geração de indicadores pelo sistema de auditoria

Ao longo de todo o processo que envolve a coleta e, posteriormente, a análise de inúmeras informações, os responsáveis pela gestão das instituições de saúde podem ter acesso a mais de  60 indicadores, você sabia?

Eles são relativos à gestão e à saúde e, quando se conta com uma boa solução, são gerados pelo próprio sistema de auditoria.

Com isso, de maneira muito mais simplificada, passa a ser possível verificar, por exemplo, um gráfico de internações, as despesas relacionadas a elas, o número de pacientes mensais por CID e mais. 

Já pensou no quanto ter tudo isso em um mesmo software pode facilitar o seu cotidiano?

4. Acesso remoto e offline às informações

Por último, mas não menos relevante, outro aspecto a considerar no momento de escolher um sistema de auditoria é se o acesso remoto e offline às informações é viável. 

Sendo assim, é extremamente recomendável contar com uma solução que disponibilize, por exemplo, um acompanhamento offline (além, é claro, do online) por meio de um app mobile.

Não é nenhuma novidade que diversas áreas de um hospital acabam por não permitir um acesso estável à Internet. 

Sendo assim, um aplicativo que funcione também quando não há conexão, de maneira remota, viabiliza o acesso às informações necessárias a qualquer momento e de qualquer local.

Entendeu quais são os principais aspectos a serem considerados ao decidir, dentre as soluções disponíveis no mercado, qual é o sistema de auditoria mais indicado para a otimizar a sua atividade?

Pois, então, agora, saiba que é justamente tudo isso (e mais) que a plataforma de gestão de pacientes internados e de auditoria em saúde da Carefy proporciona!

Com a nossa solução, você torna mais eficiente e simples a atividade de auditoria na sua operadora de saúde, conta com todas as informações necessárias na palma da sua mão (literalmente!), é capaz de tomar melhores decisões embasadas nos indicadores gerados em tempo real e muito mais! 

Quer otimizar a sua rotina com um sistema de auditoria completo e integrado?

Então, conheça os módulos do Carefy para descobrir qual é o mais adequado para a sua operação.

Banner Material Módulos da Carefy – 2