Startups de saúde estão cada vez mais em alta no mercado brasileiro. E nesse caminho, a Carefy está inovando a gestão de pacientes internados no país.
Hoje, você irá conhecer esta startup, além disso, você ficará por dentro das novas tecnologias para implantá-las na sua operadora de saúde.
O que é uma startup?
Por definição, uma startup é uma empresa voltada para a inovação e tecnologia que possui como objetivo escalonar sua ideia e desenvolver seu modelo de negócio.
É comum que as startups sejam fundadas para curar uma “dor” existente em determinado setor ou auxiliar gestores na resolução de problemas.
No caso da Carefy a missão é muito clara:
Tornar as instituições de saúde mais eficientes por meio da tecnologia.
Por que você precisa conhecer a Carefy?
A especialidade da Carefy é uma plataforma focada em gestão e monitoramento de pacientes internados, tornando o processo mais eficiente e diminuindo gastos desnecessários.
E, se você faz parte direta ou indiretamente da gestão de pacientes internados em operadoras de saúde, essa é uma tecnologia que precisa conhecer.
Isso porque a plataforma permite o monitoramento de toda a jornada do paciente, por meio de interfaces digitais interligadas, sendo o sistema mais completo de gestão e auditoria médica.
E, com 3,5 milhões de beneficiários na carteira, nós estamos promovendo a mudança no setor da saúde, auxiliando as instituições na conquista da tão sonhada sustentabilidade econômica financeira.
Por isso, se você é gestor ou profissional da saúde, é importante, que esteja atualizado com as inovações do setor e com o que ocorre no universo das empresas inovadoras.
Mas você deve estar se perguntando:
Mas será que funciona mesmo?
Funciona. E de verdade!
Para se ter uma ideia, nós fomos primeiro lugar no Healthcare Innovation Show de 2017 e premiada duas vezes no ranking Top 10 HealthTechs da 100 Open Startups.
E esse é só o começo!
Por meio da tecnologia, o Carefy faz juz ao seu nome que deriva de “Care For You”, no português, “Cuidado para você” e trata das internações junto aos gestores.
Como o Carefy otimiza o monitoramento de internações na prática?
Sabemos, que apesar de ser um grande problema das operadoras, otimizar a gestão de pacientes internados na prática é uma tarefa desafiadora.
Por isso, desde o começo, mapeamos a jornada do paciente desde sua entrada até o pagamento da conta médica e desenvolvemos soluções específicas para cada fase, podendo ser utilizada independentemente ou conectada.
Para que tudo isso seja possível, são cinco as soluções oferecidas pelo Carefy:
- Autorizações com inteligência artificial;
- Auditoria concorrente;
- Auditoria de contas;
- Prorrogação;
- Home care.
E, na prática?
Na prática, a plataforma conta com um aplicativo móvel, acessado pela equipe da operadora durante as visitas e auditorias de beira-leito, com evoluções personalizadas conforme o perfil do profissional.
Também é possível verificar as pendências do paciente e trocar mensagens com os profissionais envolvidos na internação.
Em seguida, essas informações são enviadas, em tempo real, para a central de internados da operadora, otimizando o tempo de auditoria.
Antes, o que levava até 7 dias para coletar e analisar as informações, hoje ocorre instantaneamente na plataforma.
Além de realizar evoluções clínicas e trocar mensagens entre a equipe de auditores, é possível autorizar ou negar autorizações por meio de inteligência artificial e finalizar os capentes, principal instrumento que formaliza a análise e auditoria de contas.
Isso possibilita não só o aumento de eficiência da equipe de auditoria, mas também uma gestão mais dinâmica e baseada em valor.
Tudo isso por meio da LGPD, mantendo os dados em segurança e evitando desgastes desnecessários.
Como o Carefy contribui para a sustentabilidade econômico-financeira das operadoras?
Com todas as funcionalidades e transformando a equipe de todos os profissionais envolvidos nas operações, o resultado não difere para as operadoras de saúde.
Atendendo operadoras de diversos estados brasileiros, desde o Sudeste até o Norte e Nordeste, o Carefy está mudando a forma com que a gestão em saúde é feita.
O Carefy ajuda as operadoras de saúde na sustentabilidade econômico-financeira, uma vez que aumenta a eficiência da equipe e diminui a média de permanência e custos dos pacientes internados.
Isso mesmo! Através da tecnologia é possível diminuir em até 40% a média de permanência e 13% os custos das internações.
E ainda, com o maior embasamento da tomada de decisão é possível otimizar em 137% a eficiência da equipe.
“A utilização nos permite uma visão interdisciplinar dos pacientes, o que contribui para um acompanhamento mais eficiente, ágil e personalizado, colaborando para mantermos a nossa essência, sendo o foco no cuidado com o paciente”.
Hamilton Cardomingo, Superintendente Operacional do Porto Seguro e gestor que escolheu a Carefy.
Com uma equipe mais eficiente tendo acesso aos dados dos pacientes em tempo real, torna-se cada vez mais possível começar a transição do modelo para o pagamento baseado em valor, no lugar do exclusivo e mais usado fee for service.
Inovação e startups nas cooperativas médicas
A inovação, além de ser fundamental nas instituições de saúde, é responsável pela implementação de tecnologias que melhoram o atendimento ao paciente e posicionam de forma mais assertiva as instituições no setor.
Nesse sentido, logo lembramos das startups de saúde — que não só transformam a saúde, como também são aliadas das cooperativas médicas.
As startups de saúde geram valor às cooperativas, pelo auxílio na redução dos altos custos e colaboração na obtenção do reconhecimento pelo bom cuidado prestado aos pacientes.
Assim, tratando-se de uma cooperativa médica, o Carefy fortalece a consolidação da instituição no mercado, potencializa a competitividade e oferece o melhor em tecnologia para o cuidado com o paciente ser o melhor possível, com custos otimizados, isto é, sem gastos desnecessários.
Se você deseja conhecer mais sobre a startup de saúde que está mudando o mercado da saúde suplementar brasileira e quer que a sua cooperativa obtenha os benefícios dessa inovação, fale com nosso time de especialistas!