A auditoria em saúde tem como objetivo analisar e gerenciar os procedimentos que envolvem operadoras de saúde e instituições de saúde. Sendo assim, a auditoria em saúde, irá analisar se as instituições estão de acordo com os regulamentos e as normas vigentes. Para oferecer um serviço de qualidade e segurança para com os pacientes.
Em definição geral, este é basicamente o objetivo da auditoria em saúde. O que você pode não saber (ou ao menos ouviu falar) é que existem tipos de auditoria em saúde, cada uma com sua importância dentro de uma organização.
No conteúdo de hoje, iremos te mostrar os tipos de auditoria em saúde e a importância de cada uma. Continue descendo!
Por que a auditoria é importante?
Como mencionado no início do artigo, a auditoria em saúde é importante pois tem como intenção, regularizar a instituição de saúde. Identificando os erros que podem causar problemas, e traçar maneiras para resolvê-los.
Esses erros podem vir de diversos fatores. Por isso que existem os tipos de auditoria em saúde. Apontando os problemas em cada etapa, por exemplo, um tratamento complexo que precisa ser bem arquitetado. Visando a segurança do paciente.
Ao realizar a auditoria (de maneira eficaz), o risco de ocorrência de glosas é diminuído consideravelmente. Assim as operadoras evitam o gasto a mais por causa desse fator.
Desta maneira, toda a organização como as operadoras de saúde, conseguem oferecer um serviço de qualidade e acima de tudo manter o funcionamento de seu serviço sempre regulado.
Os tipos de auditoria em saúde
Auditoria é divida em categorias, conhecidas como tipos. Cada uma é focada em uma determinada parte ou fase das atividades da organização. Elas sempre irão analisar, organizar e propor melhorias, a fim de manter saudável a instituição.
Confira abaixo cada tipo de auditoria em saúde!
Auditoria preventiva
A auditoria preventiva ou auditoria prospectiva é basicamente a “primeira etapa”. Como seu próprio nome diz, ela acontece antes de qualquer procedimento ser feito. Por exemplo, na realização de um procedimento cirúrgico, é feito uma verificação de tudo que será feito neste procedimento.
Para uma operadora de saúde neste exemplo, o médico auditor (ou outro profissional) cria um documento onde constam informações, desde autorizações, até se o plano contratado cobre o procedimento. Prevenindo qualquer complicação que venha acontecer.
Auditoria operacional
Esta auditoria ocorre durante ou após um procedimento. Acompanhando a equipe de saúde, observando se o trabalho está dentro dos padrões e das normas de saúde e segurança do paciente.
Nesta análise o auditor tem acesso às informações dos pacientes, como dados do prontuário e os familiares do paciente. O auditor também pode propor para a equipe, melhorias e alternativas de cuidados para os pacientes.
Auditoria concorrente
Como um braço dentro da auditoria operacional. A auditoria concorrente irá analisar os serviços prestados em nível assistencial durante algum procedimento, por exemplo, enquanto a recuperação do paciente no pós-cirúrgico e também pacientes recebendo tratamento home care.
O profissional concorrente, podendo ser tanto um médico quanto o enfermeiro, se desloca até a instituição, durante sua análise ele tem acesso aos dados do paciente e consegue acompanhar de perto toda sua situação.
O mesmo ocorre com o profissional que se desloca até a residência, neste caso o profissional também consegue conversar diretamente com a família do paciente, tendo mais informações sobre seu quadro.
Veja abaixo algumas das atribuições da auditoria concorrente:
- Análise da situação do paciente: mental e física.
- Análise dos dados do paciente: seu prontuário e os procedimentos realizados.
- Comunicação com a família dos pacientes.
- Análise dos recursos utilizados, como medicamentos.
- Reuniões com a equipe médica para propor melhorias.
Auditoria analítica
Neste processo de auditoria, diz respeito a análise feita após os procedimentos. O profissional em posse dos dados feitos pelo auditor preventivo e operacional, inicia seu trabalho.
Fazendo uma análise minuciosa dos dados, identificando os problemas que ocorreram, e buscando maneiras de solucionar estes problemas. A auditoria analítica é um instrumento importante para a boa gestão em saúde e da evolução da instituição.
Auditoria de contas médicas
Trata-se do gerenciamento das contas hospitalares. Este ponto é extremamente importante, pois está diretamente relacionado à saúde financeira da instituição. Nesta auditoria, o profissional de saúde realiza o cálculo de todos os itens usados durante os procedimentos do paciente, dentro do mês vigente do tratamento.
Dado isso, é feito o envio da conta hospitalar para as operadoras, onde é feita novamente a conferência e a identificação de glosas hospitalares. Se houver glosa, a instituição de saúde é comunicada é se inicia um “acerto” entre a operadora e a instituição de saúde.
Para que não ocorra as glosas é importante que todas as etapas da auditoria sejam feitas de forma eficaz e todo tipo de atividade seja documentada. Assim, o auditor de contas médicas não terá problemas de glosas com a operadora.
Veja abaixo algumas atividades que o auditor concorrente é atribuído:
- Verificação de prontuários;
- Análise de contas médicas;
- Verificação de itens cirúrgicos.
Neste quesito a tecnologia é uma aliada dentro das auditorias. Com auxílio de softwares de gestão os erros que podem acontecer, por exemplo, com esquecimento por parte do auditor em documentar algo, são consideravelmente reduzidos. Refletindo também na eficiência da equipe.
Se chegou até aqui é porque gostou do conteúdo, certo? Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber conteúdos semanais, ficando sempre atualizado das que ocorrem no cenário da saúde!