Contexto brasileiro de operadoras de plano de saúde
Muito além do plano de saúde que você gerencia ou trabalha como auditor ou gestor, você tem noção do tamanho desse mercado de operadoras e o que é o processo de acreditação?
Segundo a ANS, existem cerca de 954 operadoras de planos de saúde no território brasileiro, que possuem na média de 70.690.66 beneficiários na carteira.
E, para garantir que esse amplo setor proporcione um atendimento de qualidade para essa extensa quantidade de pacientes, são realizados processos de acreditação.
Operadoras de plano de saúde que se adequam a esses programas de acreditação são classificadas como empresas de excelência.
Existem diversos programas de acreditação como certificação ISO, acreditação na RN 452, entre outros.
Nesse processo é comum surgirem desafios e dúvidas relacionadas ao desempenho da sua instituição e o que deve ser melhorado nos processos de auditoria em saúde para a instituição ser acreditada.
Pensando nisso, criamos esse artigo com base nos principais indicadores de IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) para que você identifique os principais pontos de melhoria da sua operadora de plano de saúde e se adeque ao processo de acreditação.
O que é o processo de acreditação?
O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário. ANS.
A participação no processo de acreditação é opcional e a certificação é oferecida por Entidades Acreditadoras, como a A4 Quality, com critérios que devem ser cumpridos relacionados à resolução normativa 452.
- Esses critérios envolvem quatro áreas:
- Gestão Organizacional;
- Gestão da Rede Prestadora;
- Gestão em Saúde;
- Experiência do Beneficiário.
E ao todo, contempla 21 requisitos, e mais de 160 itens de verificação.
Empresas acreditadas ganham o selo de acreditação divididos em 3 níveis:
Nível I: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos;
Nível II: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos;
Nível III: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.
Como visto, são muitos pontos de atenção onde a sua operadora de plano de saúde deve se atentar. Conheça abaixo alguns indicadores que podem te auxiliar nesse processo.
4 indicadores que auxiliam na acreditação e na gestão da qualidade em saúde
1. Cuidado integral do idoso
A alta crescente do índice de envelhecimento populacional brasileiro, prevê que 40,3% da população de 2100 será idosa.
Dado esse cenário, é importante que o atendimento prestado ao paciente contemple o cuidado integral de idosos, para proporcionar qualidade de vida e evitar o desenvolvimento de doenças e complicações para a população brasileira.
Para medir a qualidade do cuidado integral prestado a idosos, é analisado o indicador de Razão de Consultas Médicas Ambulatoriais com Generalista/Especialista para idosos
Segundo o IDSS esse indicador tem peso nota 2.
2. Cuidado Integral da Criança até os 4 anos
Não é novidade que cuidar de crianças é essencial, mas você sabe porque, de fato, é tão importante?
A infância é conhecida como a fase de maior desenvolvimento do ser humano, logo, quaisquer eventos distúrbios podem afetar de forma irreversível o indivíduo.
Ainda, essa fase envolve um risco perigoso.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a maioria dos óbitos infantis acontecem no primeiro ano de vida, principalmente no primeiro mês.
Por isso, é de extrema importância a avaliação desse indicador para monitorar a performance da sua instituição perante esse cenário.
Segundo o IDSS, é possível avaliar o cuidado integral prestado a crianças a partir do indicador de “Razão de Consultas Ambulatoriais de Pediatria por Beneficiário” de 0 a 4 anos.
A partir desse número é possível metrificar se os beneficiários estão tendo um cuidado adequado.
3. Eventos Adversos
Eventos adversos são quaisquer ações não esperadas que ocorrem durante a permanência do paciente na instituição de saúde e que podem afetar prejudicialmente a sua condição clínica.
E quanto mais afetada a sua saúde, maior a sua média de permanência na instituição de saúde, e por consequência, maiores são os custos relacionados ao seu tratamento.
Logo, é de extrema importância monitorar a taxa de eventos adversos na sua instituição.
Existem diversos eventos adversos, como o desenvolvimento de infecções hospitalares, que será descrito posteriormente.
Mas você sabe como monitorar este indicador?
É possível calculá-lo a partir da divisão do número de eventos adversos pelo número de internações vezes 100.
Taxa de eventos adversos = Número de eventos adversos
_________________________ X 100
Número de internações
4. Taxa de infecção hospitalar
Quantos pacientes entram na sua instituição para tratar determinada condição clínica e desenvolvem uma infecção hospitalar na própria instituição de saúde?
O desenvolvimento de infecções hospitalares podem causar problemas dos mais simples aos mais severos como até o óbito.
Além do que a ocorrência de um evento adverso como a infecção hospitalar torna o tempo de internação maior e aumenta exponencialmente os custos da assistência médica.
Portanto, outro indicador que merece destaque é a taxa de infecção hospitalar.
A porcentagem desse índice pode demonstrar que existem gargalos na operação.
Como o Carefy auxilia no processo de Acreditação?
Com os indicadores do sistema de auditoria da Carefy é possível garantir o cuidado prestado ao paciente durante a sua permanência na instituição, proporcionando o cuidado integral para crianças, idosos e outros.
Muito além do que acompanhar o que já aconteceu na sua operação, com o software de gestão da internação é possível monitorar possíveis não conformidades para evitar a ocorrência de eventos adversos que poderiam prejudicar o quadro clínico do beneficiário.
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