e-book indicadores de internação

A eficiência na gestão de contas médicas garante uma série de benefícios à empresa de saúde. Assim, ela auxilia no controle de custos e no cumprimento de normas regulatórias, por exemplo.

Em resumo, o monitoramento sistemático de dados e procedimentos ligados a operadoras de planos de saúde é a base para uma correta gestão de contas hospitalares. 

E algumas iniciativas podem otimizar este processo. 

Por conta disso, neste post, listamos 3 estratégias que podem garantir maior assertividade nesta tarefa. Confira!

1 – Usar inteligência artificial para identificar casos de não conformidade na conta

Não é novidade que a tecnologia é uma forte aliada da medicina. Na verdade, as práticas médicas vêm passando por uma grande transformação com o uso de ferramentas inovadoras. 

Dessa maneira, a gestão médica também pode ser aprimorada com a adoção de novos mecanismos. 

Um exemplo é a inteligência artificial. Uma de suas aplicações é a  identificação de inconsistências na conta médica do paciente.

Assim é possível minimizar os gastos desnecessários da instituição e aumentar a eficiência dos processos.

2 – Comparar os dados da conta com as informações clínicas da equipe de auditoria concorrente

Realizada durante a internação, a auditoria concorrente busca avaliar a qualidade do serviço assistencial prestado. Sabendo disso, entre os seus benefícios estão:

  • A prevenção de não conformidades;
  • O monitoramento de demandas de alto custo;
  • o acompanhamento da satisfação do paciente.

Mas, para garantir a assertividade desse processo é preciso que os dados sejam, de fato, incorporados ao procedimento. 

As equipes de assistência e de auditoria devem atuar de forma integrada, compartilhando o acesso às informações.

Portanto, essa integração deve garantir que os dados coletados na auditoria concorrente sejam comparados no processo de gestão de contas médicas. 

Assim, será possível monitorar as internações  para eventuais ajustes que previnam não conformidades e aprimorem o atendimento.

3 – Medir a eficiência da equipe de auditores

A rotina de um gestor de auditoria em saúde inclui gerenciar diversas equipes de auditores. Sob seu comando estão tanto times que atuam de forma interna quanto externa

Ou seja, manter um processo eficaz de medir a performance dessas equipes é essencial para o sucesso da gestão de contas médicas.

Afinal, sem esse monitoramento fica desafiador identificar o que está funcionando e o que deixa a desejar.

Acompanhar de forma adequada os times de auditores permite diagnosticar os motivos de uma eventual demora no pleno desempenho de suas funções.

Logo, sem compreender a real eficácia das equipes de auditores a implementação de alterações no escopo do trabalho fica comprometida. Mesmo que seja necessário, por exemplo, priorizar instituições com maior demanda, não haverá parâmetros confiáveis para remanejamentos.

Por fim, sua empresa pode implementar essas e outras estratégias de gestão de contas médicas adotando um software de auditoria em saúde. Aliás, a solução da Carefy oferece diversas ferramentas para garantir os melhores resultados na operação de sua empresa.

Gestão de contas médicas otimizada com Carefy

Parece desafiador implementar todas essas melhorias? Com Carefy,  otimizar o processo de gestão de auditoria de contas médicas é  simples, ágil e eficiente.

Com a plataforma completa de auditoria em saúde, que conta com módulo exclusivo de contas médicas, você gestor de auditoria, pode unificar a jornada do paciente da sua instituição de saúde de ponta a ponta, da entrada na instituição até o fechamento da conta, com inteligência artificial voltada para a análise da conta médica.

É possível conferir a conta com o processo de auditoria concorrente, monitorar a eficiência do time de auditoria e ainda metrificar por indicadores a saúde financeira da sua instituição.

E assim alcançar resultados semelhantes aos dos nossos clientes, como:

  • Diminuição de custos de até 13%
  • Aumento da Eficiência da equipe em até 137%
  • Retorno sobre o Investimento de 100 vezes com 6 meses de uso da plataforma

Quer saber mais sobre como funciona na prática? Então, agende uma demonstração sem custos e conheça melhor o nosso produto.

Banner Material Módulos da Carefy – 2