No que tange a transformação das instituições, a gestão de processos é um ponto importante a ser considerado.
As duas palavras podem parecer não ter sentido: transformação e gestão de processos…
Mas, na verdade, essas duas palavras estão intimamente ligadas, pois realizar a gestão de processos é estar aberto a receber inovações que transformam o modo como sua operadora de saúde se comporta no mercado.
E falando em mercado, outro ponto fundamental é a competitividade.
A saúde é uma área que se transforma a cada ano.
Por isso, o que era feito há duas décadas já pode ter se tornado obsoleto.
Sendo assim, para a sua operadora se manter competitiva, é preciso estar aberta a receber inovação.
E esta inovação pode ser feita através da gestão de processos, pois é a partir dela que ferramentas tecnológicas são aplicadas, visando a melhoria dos processos da operadora e consequentemente aperfeiçoando também os profissionais.
No conteúdo de hoje, veremos como usar a gestão de processos em sua operadora de saúde. Boa leitura!
Conceituando: o que é gestão de processos?
Antes de abordar de fato o que é a gestão de processos, é preciso entender o que são processos em uma empresa.
De maneira geral, processos são um conjunto de práticas realizadas por pessoas ou equipamentos em uma organização.
Tais atividades envolvem transformar insumos, para atender a um objetivo específico da empresa, geralmente ligados com os resultados da mesma.
Por exemplo: em uma fábrica, o insumo seria a matéria-prima transformada em um produto. Ou seja, trata-se de um processo industrial.
Sendo assim, a gestão de processos é um conjunto de práticas que busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa.
O termo gestão de processos é advindo do inglês, que significa Business Process Management, ou BPM, que seria a sigla muito utilizada no ambiente organizacional.
No caso de uma operadora de saúde o conceito não se altera, o que irá mudar é a maneira de como o processo é feito, bem como ele é planejado.
Por exemplo: o processo de uma operadora de saúde pode ser na auditoria de contas, na qual a conta seria o insumo e a auditoria, o processo de analisar e conferir se as informações contidas ali estão conforme o contrato estabelecido entre operadora e hospital.
Assim, cabe aos gestores identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da operadora.
Veremos abaixo como funciona na prática a gestão de processos nas operadoras de saúde.
Como usar a gestão de processos na minha operadora de saúde?
Como já falamos anteriormente, a gestão em uma operadora de saúde segue semelhante ao conceito geral de gestão de processos.
Entretanto, aqui o foco é específico nas atividades relacionadas à área.
Confira abaixo como usar na sua instituição.
1. Identificação dos processos-chave
Assim como em outras organizações, o primeiro passo é identificar os processos-chave na operadora de saúde.
Processos como:
- Agendamento de consultas;
- Admissão de pacientes;
- Faturamento;
- Auditoria;
- Autorização de procedimentos;
- Gerenciamento de prontuários médicos
podem ser processos-chave.
O que será feito com cabe um deles dependerá de quais objetivos a sua operadora deseja alcançar.
2. Fluxo de trabalho clínico
Diariamente as operadoras lidam com serviços clínicos, portanto, é essencial mapear o fluxo de trabalho clínico na organização.
Aqui, entram todas as etapas do atendimento, tais como: a entrada do paciente no hospital, o atendimento médico, a prescrição de tratamento, a realização de exames laboratoriais, consultas com médicos especialistas, e até o momento da alta.
Ao mapear o fluxo, as operadoras possuem mais controle de toda a operação e desenvolvem uma visão macro do que está acontecendo.
3. Compliance
No setor, existem regulamentações e requisitos específicos que devem ser considerados na gestão de processos.
Como, por exemplo, a proteção de dados e privacidade, ou seja, o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Aqui, também entram os requisitos de segurança internos, estar em conformidade com as normas da ANS e outras regulamentações importantes e aplicáveis.
Já abordamos compliance na saúde e sua importância no blog Carefy, clique aqui e leia o artigo.
4. Integração entre equipes
Como uma empresa, as operadoras possuem equipes multidisciplinares, como médicos, enfermeiros, administradores, profissionais de TI e muito mais.
Neste caso, a gestão de processos deve facilitar a integração entre as equipes, promovendo a comunicação efetiva, o compartilhamento de informações e a colaboração entre os diferentes profissionais.
5. Qualidade e segurança no atendimento
Além dos citados acima, a gestão também está relacionada à garantia da qualidade e segurança dos serviços prestados.
São aspectos importantes para a segurança no atendimento:
- O estabelecimento de protocolos e diretrizes clínicas;
- A adoção de práticas baseadas em evidências;
- A gestão de riscos;
- O controle de infecções hospitalares;
- Entre tantos outros aspectos importantes para a segurança no atendimento.
6. Tecnologia e automação
É impossível não falarmos de tecnologia, afinal estamos nos comunicando neste exato momento por ela.
As operadoras de saúde podem se beneficiar da adoção de tecnologias e soluções de automação, como a plataforma Carefy, que auxilia as operadoras a reduzirem custos desnecessários e aumentar a eficiência do processo de auditoria.
Além disso, outros sistemas que as operadoras podem se beneficiar incluem:
- Sistemas de gestão de prontuários eletrônicos;
- Sistemas de agendamento de consultas online
- E demais recursos tecnológicos que agilizam e aprimoram os processos da operadora.
7. Melhoria contínua
Por fim, a gestão de processos nas operadoras requer um ciclo contínuo de avaliação e melhoria.
Assim como em outros modelos de gestão e aprimoramento, é preciso sempre reavaliar e estar em constante mudança.
Isso envolve:
- A análise de indicadores de desempenho;
- A coleta de feedback dos beneficiários;
- A identificação de oportunidades de otimização;
- A implementação de ações corretivas;
- A busca constante pela excelência na prestação dos serviços em saúde.
Mas e a transformação?
No início do conteúdo abordamos que gestão de processos e transformação são unidas.
E sim, estas palavras são unidas, principalmente pelo fato de que os processos não são estáticos, eles sempre estão mudando.
A cada momento surge algo novo no mercado, e essa aparição transforma como as instituições de saúde se comportam internamente e externamente.
Não estamos falando para sempre acatar toda “inovação” que surge.
Mas, é preciso cogitar e analisar a implementação de tecnologias que fazem sentido para a operação.
Manter os processos “datados” torna a sua instituição, conforme o tempo passa, obsoleta, prejudicando sua qualidade e competitividade.
É por isso que atualizar os processos com uma gestão eficiente, não somente transforma o modo como sua instituição se comporta.
Também leva aos beneficiários a sensação de estar sendo acolhido e tratado com qualidade.
Carefy: a ferramenta para sua gestão
O Carefy é um software de auditoria e gestão, que auxilia as operadoras de saúde a serem mais eficientes em seus processos, seja na auditoria, na gestão de pacientes internados ou na auditoria de contas.
A plataforma permite que os profissionais realizem suas atividades com mais precisão e rapidez.
O Carefy permite que as instituições consigam os seguintes resultados:
- Redução no tempo de internação;
- Redução de eventos adversos;
- Gastos desnecessários reduzidos;
- Aumento de até 137% da eficiência da equipe de auditoria;
- Tomada de decisão assertiva baseada em evidências por meio de indicadores personalizados;
- Redução de glosas hospitalares;
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