Indicadores de gestão são um assunto muito discutido aqui no blog Carefy.
Isso porque, como bem sabemos, o uso de indicadores na gestão é um pilar fundamental, pois eles dão aos gestores a capacidade de análise para um melhor desenvolvimento da operadora de saúde.
Preparamos um conteúdo especial sobre indicadores de gestão.
Boa leitura!
Importância dos indicadores na operação
Ter como aliado os indicadores, sejam de gestão, auditoria ou de qualidade, é ter uma potente força ao seu lado.
E, é importante destacar que não dar a devida atenção ou até mesmo negar o uso de indicadores, torna a gestão em saúde menos eficaz, impedindo que você tenha uma visão real sobre sua operação.
Gestores não conseguem estar em todos os locais ao mesmo tempo.
Sendo assim, os indicadores servem como auxílio para a compreensão de determinada área ou atividade em uma operadora de saúde.
Essa visão permite que a gestão trace planos estratégicos para alcançar maior excelência.
Ao não ter essa visão, a gestão tende a se tornar ineficaz, o que possibilita o surgimento de diversos gargalos e sérios problemas.
Abaixo, listamos os problemas que uma operadora de saúde pode enfrentar se não monitorar corretamente os indicadores de gestão. Confira!
Problemas que uma operadora pode enfrentar ao negar os indicadores
Como falamos acima, a operadora que não possui uma visão macro de seus processos, tende a desencadear problemas.
Tais problemas trazem frustrações que não são fáceis de serem resolvidas.
Mas quais seriam esses problemas?
Podemos citar que não ter indicadores de gestão torna difícil a identificação de demandas que precisam de solução.
Sem o indicador, a operadora não consegue identificar as demandas que podem estar afetando a qualidade dos serviços. E, isso pode afetar toda a estrutura da instituição.
Além disso, seria um desafio não conseguir medir o desempenho das equipes, por exemplo.
Nesse caso, a falta do indicador limita até onde a operadora consegue analisar a performance dos profissionais.
Dessa forma, não é nada fácil identificar onde o profissional precisa melhorar ou mesmo identificar as suas qualidades para que o profissional receba o devido reconhecimento.
Por fim, podemos citar a falta de controle financeiro.
Na falta deste importante indicador, a operadora tende a desenvolver um descontrole sobre o destino dos recursos financeiros e sobre qual está sendo o retorno.
Tudo isso pode levar à instabilidade financeira, fator que prejudica muitas instituições.
Sendo assim, é evidente que os indicadores de gestão são base para o bom funcionamento e manutenção da instituição.
4 indicadores de gestão que devem ser monitorados
Separamos indicadores importantes na gestão, que precisam ser monitorados para a melhor qualidade na instituição.
O acompanhamento destes indicadores evita o desperdício de recursos e aumenta a efetividade das atividades. Confira cada um deles!
1. Custo de internação e tempo de permanência
Monitorar o custo de internação é importante, pois este é um indicador considerado “base”.
Isso porque, a partir dele é possível ter noção precisa de como os recursos estão sendo utilizados.
Ele vai dizer se este uso está ocorrendo de maneira eficaz, usando somente o necessário e tendo resultados OU de forma “inconsequente”, usando recursos que poderiam ser utilizados em outros momentos.
Monitorar o tempo de permanência também é muito importante.
Por exemplo: um paciente que fica muito tempo internado, ocasiona mais custos para a operadora de saúde, e também compromete sua saúde, como o possível desenvolvimento de infecções hospitalares.
Ambos são indicadores essenciais na gestão de contas, pois podem evidenciar possíveis falhas e iniciar as devidas correções.
Fique de olho: como reduzir o tempo de permanência com tecnologia?
1.1 Ocupação de leitos
Considerado um indicador logístico, a ocupação de leitos afeta diretamente a qualidade no atendimento aos pacientes e o custo de internação.
Quando a ocupação é alta, pode haver falta de disponibilidade de leitos para acomodar novos pacientes, o que leva a atrasos no atendimento, aumento do tempo de espera e redução de qualidade.
Por outro lado, quando a ocupação é baixa, os hospitais podem estar perdendo receita, uma vez que, leitos que poderiam estar gerando receita, estão vazios.
Portanto, é trabalho da gestão de leitos, manter o equilíbrio adequado entre a ocupação e a demanda, a fim de garantir um bom fluxo e funcionamento do atendimento.
2. Indicadores financeiros
Estes indicadores estão ligados também ao custo de internação.
Os indicadores financeiros são a base para que sua operadora não esteja sendo prejudicada financeiramente.
Eles atuam também para igualar a competitividade no mercado.
Ao contar com esses indicadores, a operadora passa a ter o maior controle de tudo que sua instituição gasta, seja com os usuários ou com despesas internas.
Nos indicadores financeiros, também há os custos, assim como os de internação.
Custos podem ser divididos em:
- Custos fixos: que não alteram o valor por um longo período;
- Custos variáveis: Já os variáveis, variam dependendo dos serviços prestados;
- Custos diretos: Custos relacionados diretamente à assistência à saúde;
- Custos indiretos: Custos que não são ligados diretamente, mas que possuem uma parcela na assistência.
Se não houvesse indicadores financeiros, manter os custos saudáveis seriam um grande desafio.
Sendo assim, eles precisam ser acompanhados de uma ferramenta que mostre eficientemente todas as informações dos custos.
3. Eficiência da equipe
Manter as equipes engajadas e com um bom desempenho não é fácil.
Equipes com baixo desempenho podem tornar a experiência do paciente frustrada, fazendo com que uma série de problemas possam se desencadear, como a perda da confiança na operadora, ou até mesmo não continuar com o plano.
Manter a eficiência da equipe, também é garantir a sustentabilidade dos recursos, pois estes serão usados apenas no necessário, evitando desperdício e garantindo a boa qualidade.
4. Taxa de satisfação
Como falado acima, pacientes podem ficar insatisfeitos com a assistência.
E, a partir disso, uma série de problemas se desencadeiam.
Atualmente, com o acesso à informação que a população possui, tornou-se mais fácil formar opiniões concretas sobre o atendimento e os cuidados recebidos nas instituições de saúde.
Hoje, já é sabido que a experiência do paciente e a humanização hospitalar, são essenciais para que todo o processo do cuidado seja realmente efetivo.
Esse tratamento humanizado é o que está tornando diversas instituições referências em suas áreas.
O indicador de gestão dará ao profissional a oportunidade de criar rotas para a melhora no atendimento, começando desde a entrada até a saída do paciente da instituição.
Ficar de fora dessa prática pode levar a problemas como:
- Perda de confiabilidade do usuário;
- Perda de posição no mercado da saúde;
- Perda de receita;
- Perda de qualidade.
Indicadores Carefy: feito para operadoras de saúde
O Carefy é uma plataforma completa para gestão de internação e auditoria em saúde que auxilia as operadoras de saúde a otimizar resultados, levar qualidade e garantir sua competitividade no mercado.
Os indicadores Carefy são essenciais na gestão de operadoras de saúde. Assim como os indicadores de gestão citados acima, eles dão a oportunidade da otimização da eficiência nas instituições de saúde, atuando desde a assistência direta, até no fechamento da conta do paciente.
O software possui mais de 60 indicadores de gestão,sendo algum deles:
- Altas por tipo;
- Previsão do custo total;
- Média de permanência;
- Internações por acomodação por mês;
- Pacientes por mês por CID;
- Custo total;
- Valor glosado por categoria.
- Reinternação no período;
- Comorbidades nas internações;
- Número de eventos adversos por credenciado;
- Taxa de mortalidade por credenciado;
- Taxa de reinternação por credenciado;
- CIDs mais frequentes;
- Procedimentos mais realizados;
- Internações e diárias por acomodação total;
- Previsão do custo total.
O que está esperando para fazer parte do futuro da saúde?
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