Dentre as diversas tabelas utilizadas na saúde suplementar temos a CBHPM. Mas você sabe o que é, sua importância e como ela impacta na vida do auditor de saúde? Saiba mais abaixo.

O que é a tabela CBHPM e qual sua função?

A CBHPM, sigla para Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, é uma tabela utilizada como referência para o cálculo para a cobrança de honorários médicos. 

A importância da tabela CBHPM

Lançada em 2003, a tabela tem como objetivo principal garantir a remuneração e valorização dos profissionais da saúde no setor privado. 

Assim, ela busca a valorização dos serviços realizados pelos profissionais e mantém uma relação justa com o sistema de saúde suplementar.

Hoje, a CBHPM é amplamente reconhecida e incorporada por diversas operadoras de saúde além da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador do setor, sendo inclusive usada na codificação para a tabela TUSS. 

guia auditoria em saúde

Como foi desenvolvida?

Pensando no objetivo a que se propõe, a tabela é desenvolvida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e envolve no processo de elaboração as entidades de especialidades médicas, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e apoiada por outras entidades também médicas como o Conselho Federal de Medicina.  

Por que ela é importante para auditores de saúde

No âmbito hospitalar, a CBHPM é importante para o faturamento da conta no lançamento dos honorários e procedimentos realizados durante uma internação. 

Assim, o auditor hospitalar e o setor administrativo devem ter conhecimento profundo da mesma a fim de evitar potenciais glosas administrativas.  

Já o auditor da operadora de saúde, durante a realização da auditoria de contas hospitalares, também precisa ter o conhecimento da tabela para realizar a conferência dos valores e garantir que o pagamento seja correto.

Sobre o Carefy

O Carefy é uma plataforma para gestão e monitoramento de internações focado em todo o processo de auditoria em saúde. Fazem parte os módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas hospitalares, prorrogações e home care para uma gestão centralizada e eficiente. Saiba mais clicando aqui.