banner ebook auditoria em saúde

A auditoria externa é um processo indispensável para todas as instituições de saúde. Assim, é importante manter o processo atualizado.

Hoje vamos analisar como melhorar a eficiência da auditoria externa e diminuir os custos da sua operação. Confira!

O que é auditoria externa?

Auditoria externa é definida como o conjunto de procedimentos técnicos que possuem como objetivo emitir um parecer sobre a situação da instituição.

É comum que o profissional ou equipe de auditoria externa seja um profissional independente, ou seja, não são parte do corpo de funcionários da empresa.

Quais os tipos de auditoria?

Em relação à função da auditoria, existem 3 principais tipos:

1. Auditoria preventiva

Aqui, são analisados os procedimentos que ainda vão acontecer. Ou seja, visa corrigir situações antes que elas aconteçam. É uma auditoria comum em regulações hospitalares.

2. Auditoria operacional

É responsável por verificar a assistência prestada ao paciente, seja durante ou após o atendimento ou procedimento. Aqui, se enquadram os processos de auditoria concorrente e de auditoria de contas hospitalares

Ainda, é aqui que se encaixa a auditoria externa e interna.

3. Auditoria analítica

Esse tipo de auditoria une os dois tipos descritos acima e analisa as informações com a função de identificar possíveis gargalos nos atendimentos ou procedimentos.

Diferença entre Auditoria Externa e Auditoria Interna

Apesar de possuírem a mesma função, ambos os tipos de auditoria são diferenciadas a partir de quem as realiza

Além disso, qualquer profissional de saúde qualificado pode ser auditor, sendo mais comum ver profissionais da enfermagem ou médicos nesta função.

E, mesmo possuindo objetivos semelhantes, os processos possuem uma diferença sutil que será explanada abaixo:

Auditoria Externa

Como dito, é comum que seja realizada por alguém de fora da instituição e é realizada pela fonte pagadora.

Auditoria Interna

É comum que seja realizada por alguém que a própria instituição contrata para essa função.

Qual a função da auditoria externa?

O objetivo da auditoria externa é certificar se os atendimentos, serviços e procedimentos realizados na instituição estão de acordo com as boas práticas hospitalares, os protocolos estabelecidos e as normas regulatórias.

Toda essa operação faz parte de algo maior e que deve ser a principal preocupação de todas as instituições de saúde: garantir a segurança do paciente.

Ainda, a auditoria se faz de extrema importância dado o cenário da saúde suplementar. Apenas no terceiro trimestre de 2021, as operadoras de saúde brasileiras gastaram R$ 43 bilhões de reais, sendo o valor mais alto desde o início de 2019.

e-book auditoria concorrente

O principal meio de se diminuir os custos das operadoras, é por meio da auditoria, visto que, quando realizada de forma efetiva, o processo é responsável por diversas melhorias.

Com a auditoria sendo realizada com êxito, é possível utilizar melhor os recursos financeiros, diminuir a ocorrência de eventos adversos, enxergar oportunidades de melhorias na gestão em saúde da instituição e oferecer um melhor ambiente de trabalho aos prestadores de serviços.

Como melhorar a eficiência da auditoria externa?

Dada a importância do processo, melhorias devem ser feitas constantemente com o objetivo de aperfeiçoar as operadoras de saúde e oferecer o melhor tratamento ao beneficiário.

Confira abaixo como melhorar a eficiência da sua auditoria externa.

  1. Conheça sua operação

A base para qualquer melhoria é conhecer o que você já possui. Portanto, não existe possibilidade de melhora sem que você reconheça detalhadamente cada parte do seu processo.

Inicialmente, é importante listar quais as principais dificuldades encontradas pelos auditores externos, quais os desafios do trabalho, a gestão de riscos e qual a ordem de prioridade das mudanças que precisam ser implantadas.

Depois de listar toda a sua operação, é hora de colocar a mão na massa, visando o aumento da eficiência.

  1. Lide com profissionais capacitados

A operação envolve diversos profissionais, com diversas formações, mas o mesmo trabalho a ser desempenhado.

Assim, é importante que os profissionais apresentem algumas habilidades:

  • Conhecimento técnico em auditoria em saúde;
  • Prudência;
  • Objetividade;
  • Visão analítica;
  • Comportamento ético;
  • Imparcialidade.
  1. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser aliada na busca pela eficiência. Este recurso está permitindo grandes revoluções no setor da saúde.

Com o uso de inteligência artificial, por exemplo, é possível obter dados como a previsão de alta do paciente, a previsão da média de permanência, o risco de eventos adversos, entre outras diversas informações importantes.

Utilizando softwares de auditoria é possível reduzir diversos dos problemas enfrentados no processo de auditoria, tais como:

  • Letras ilegíveis e falta de padronização;
  • Perda de dados e descentralização das informações;
  • Atrasos na coleta de dados e, consequentemente, na tomada de decisão;
  • Carência de indicadores da operação.

Ainda, sabemos que muitas pessoas ainda apresentam resistência quanto à tecnologia. Pensando nisso, criamos um artigo estratégico que, com base em depoimentos reais, visa auxiliar no convencimento sobre a importância dos softwares de auditoria. Clique aqui e confira!

Uso do Carefy

Com o uso do software de auditoria da  Carefy, por meio dos módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas hospitalares, prorrogações e home care, é possível o ganho de até 137% na eficiência da equipe, a redução de até 40% na média de permanência e uma redução de custos que varia entre 5 e 7%.

Tudo isso é possível pois o fluxo no software da Carefy centraliza todos os processos e dados, permitindo a gestão completa do paciente e uma auditoria eficiente.

Além disso, o software Carefy possui um aplicativo, disponível para Android e iOS, online e offline, que permite a coleta de informações de forma rápida, ágil, sem riscos de retrabalhos por perda de papéis ou letras ilegíveis.

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre auditoria em saúde? Inscreva-se e acompanhe nossa newsletter

indicadores de auditoria em saúde