Com a alta competitividade do mercado de saúde atualmente, garantir que a experiência do paciente seja positiva é essencial para as operadoras. Por isso, é importante ter atenção a todos os detalhes que envolvem a jornada do paciente durante o atendimento.
É a percepção quanto a qualidade dos serviços oferecidos que vão embasar a avaliação do serviço. Confira neste post algumas estratégias que podem ajudar a melhorar esta impressão.
O que é a experiência do paciente
A experiência do paciente é um indicador que envolve uma série de cuidados destinados a quem busca por um serviço de saúde. Não se trata apenas da resolução clínica de um problema ou a execução de um procedimento.
Garantir que o paciente tenha uma experiência positiva envolve buscar a excelência nos serviços oferecidos durante todas as etapas do atendimento.
Como melhorar a experiência do paciente na saúde suplementar
Abaixo, listamos algumas estratégias que fazem a diferença para deixar o paciente com a melhor avaliação da operadora.
Diminua o tempo de permanência do paciente na instituição
A redução do tempo de permanência em uma internação é um indicador importante sob diferentes aspectos. Para a operadora, por exemplo, permite o melhor aproveitamento dos recursos em saúde.
“Já para o paciente sempre tem a expectativa de uma hospitalização por tempo reduzido.”
É preciso considerar também que a internação mais longa não é sinônimo de maior atenção. E períodos mais extensos aumentam o risco ao paciente, e eventos adversos, especialmente no que se refere a infecções.
Aspectos como a melhoria no controle de fluxo dos pacientes, a desospitalização de pacientes que não demandam cuidados em tempo integral e a automação de processos podem garantir uma melhor experiência.
Previna eventos adversos
Mais comuns do que se imagina, durante a internação, os eventos adversos podem comprometer a experiência do paciente. Afinal, o que mais se deseja durante a hospitalização é uma evolução clínica positiva e rápida.
Eventos como infecções hospitalares, efeitos colaterais ao uso de medicamentos e troca de pacientes devem ser monitorados e prevenidos. E um software de gestão da saúde é uma escolha eficiente para esta tarefa.
Implemente indicadores de monitoramento e de qualidade
O uso de dados e indicadores para o embasamento das decisões de saúde é uma ferramenta importante para garantir a excelência no atendimento. E, consequentemente, a melhor experiência do paciente.
Os indicadores de monitoramento e qualidade são eficientes para auxiliar no controle de diversos aspectos do atendimento ao paciente. Qualidade, segurança e custos são alguns destes aspectos. Por isso, é muito importante elaborar um protocolo para a coleta e utilização dos dados.
Utilize a tecnologia para melhorar a experiência do paciente
A chamada saúde 4.0 define o uso de tecnologias digitais aplicadas à saúde. E a melhoria da experiência do paciente é um dos benefícios que esta aplicação pode garantir. Assim, ferramentas como sistemas de big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial já são uma realidade no trabalho das operadoras de saúde.
Essas tecnologias permitem projetar a evolução do paciente, embasando as decisões sobre as próximas etapas do tratamento. Também é possível monitorar suas condições em tempo real, por meio da coleta e análise de informações. Ou mesmo realizar consultas por telemedicina, garantindo comodidade e segurança.
Como o Carefy melhora a experiência do paciente?
A plataforma de auditoria médica do Carefy pode ser um importante aliado na melhoria da experiência do paciente. Por meio do monitoramento da internação, a ferramenta busca garantir a qualidade do atendimento.
Ao aprimorar a segurança dos cuidados, o Carefy também auxilia na redução do tempo de internação e do risco de eventos adversos.
Além de melhorar a experiência do paciente, a plataforma contribui para a redução dos custos médicos. O Carefy centraliza as informações de toda a jornada do paciente, da internação à alta. Isso ajuda para que ele receba o tratamento adequado à sua condição clínica.
Essas foram algumas das estratégias importantes para a operadora de saúde garantir a melhor experiência ao paciente e também a sustentabilidade de sua operação.
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