Metrificar o desempenho da rede, da equipe e da saúde como um todo nas cooperativas médicas é uma preocupação recorrente para muitos gestores de saúde.
Dentre tantos indicadores existentes na saúde, alguns se destacam e auxiliam os gestores nesta tarefa.
Continue a leitura e confira quais são os indicadores essenciais de desempenho para acompanhar na sua cooperativa médica!
A importância dos indicadores de saúde nas cooperativas
Indicadores de saúde podem ser definidos como ferramentas utilizadas para medir a realidade de uma instituição de saúde.
Nesse sentido, os indicadores são um instrumento do planejamento estratégico da gestão em saúde, além de fazerem parte do processo de avaliação de equipe e rede.
Os indicadores são fundamentais para conduzir a gestão das cooperativas médicas.
A partir dos indicadores é possível fazer a gestão de diversas operações de saúde, tais como:
- Gestão de riscos da instituição;
- Gestão de qualidade do serviço prestado;
- Gestão de internações.
Ainda, são os indicadores os responsáveis por embasar a tomada de decisão dos gestores.
Dessa forma, é inegável a importância dos indicadores de saúde, né?!
Abaixo, iremos apresentar 5 indicadores essenciais de desempenho em saúde que devem ser medidos e acompanhados nas cooperativas médicas. Continue a leitura!
5 indicadores essenciais de desempenho em saúde para medir na sua cooperativa médica
Como dito anteriormente, dentre os tantos indicadores em saúde, alguns se destacam na tarefa de medir o desempenho em saúde das cooperativas médicas. Confira abaixo quais são eles!
1. Custo total de internações no mês
O custo total das internações no mês deve ser monitorado para uma gestão em saúde eficiente.
Isso porque, as internações correspondem atualmente aos maiores gastos das instituições.
Dessa forma, esse indicador é indispensável para avaliar a sustentabilidade econômico-financeira das cooperativas médicas,
Além disso, é possível analisar se planejamento estratégico está sendo seguido, se há desperdícios ou pontos de melhoria para manter a competitiva no mercado e prezando pela saúde financeira.
Ainda, esse indicador é diretamente afetado pela média de permanência de cada paciente, visto que, quanto mais tempo na instituição, mais custos aquela internação terá.
Dessa forma, todo gestor deve acompanhar esse indicador a fim de evitar ultrapassar o orçamento previsto.
2. Internações por acomodação
Apesar de parecer simples, este indicador não deve ser esquecido.
É a partir dele que os gestores conseguem comparar o histórico da operadora e reconhecer quais acomodações são mais utilizadas.
Dessa forma, é possível direcionar de forma adequada os recursos físicos da instituição.
3. Pacientes por mês por CID
Com este indicador, é possível não só medir o desempenho em saúde da cooperativa, mas planejar estratégias assertivas para os beneficiários.
Identificando quais os CIDs mais frequentes, o gestor pode guiar possíveis decisões da operadora quanto a isso e investir em medicina preventiva.
Ainda, se for identificado CIDs de atenção primária, é possível implementar investimentos nessa área e evitar futuras internações.
4. Número de pacientes, diárias, altas, tempo médio de internação por hospital
Para os gestores que avaliam as redes credenciadas este é um indicador indispensável.
A partir deste indicador, avaliando e comparando todos os pontos e as ações dos hospitais para cada um deles, é possível atestar a qualidade e avaliar os serviços prestados.
5. Média de permanência
Como dito acima, a média de permanência impacta diretamente nos custos de uma cooperativa.
Dessa forma, se a gestão da instituição deseja reduzir os custos, é necessário acompanhar a média de permanência e implementar estratégias que busquem diminuí-la.
Como o Carefy te auxilia com os indicadores de desempenho em saúde?
O Carefy é um sistema completo de gestão e auditoria em saúde que auxilia diversas instituições a monitorarem suas operações, equipes e a tomar decisões mais assertivas, baseados em dados reais.
Com ajuda de inteligência artificial, é possível receber sugestões de como agir em determinadas situações, tudo baseado no histórico da própria instituição.
Quando o assunto é indicadores de desempenho em saúde, o Carefy conta com mais de 60 indicadores que auxiliam gestores de saúde em toda a operação e jornada do paciente.
Além deles, é possível gerar relatórios personalizados e dashboards de acordo com a necessidade de cada gestor e de cada área.
Dessa forma você pode dar adeus às planilhas
Dessa forma, a partir de todos os indicadores e os alertas personalizados, com o Carefy é possível:
- Realizar o monitoramento completo de toda a operação;
- Medir o desempenho da equipe;
- Medir o desempenho da rede;
- Otimizar em até 137% a eficiência da equipe;
- Reduzir em até 40% a média de permanência geral da sua cooperativa médica.
Você deseja conquistar esses resultados e tornar a sua cooperativa referência no setor? Fale com nosso time de especialistas!