Atualmente a Enfermagem atua em diversas áreas da saúde.
Dentre elas, uma área pouco conhecida, mas muito cobiçada é a área de auditoria de contas hospitalares ou auditoria de contas médicas, que atua após a auditoria concorrente.
Essa área visa medir a qualidade dos serviços prestados.
Pensando nisso, chamamos a Rafaela Faustino, enfermeira auditora do @inova.enfermagem, para contribuir com este artigo com sua visão prática conquistada na auditoria.
O objetivo deste artigo é simples: garantir em 5 passos você consiga realizar seu processo de auditoria de contas hospitalares com qualidade.
O que é auditoria de contas hospitalares
A auditoria de contas hospitalares ou auditoria de contas médicas é um processo de conferência da conta hospitalar para identificar se todos os itens concordam com o atendimento realizado em serviços de saúde.
Sendo um tipo de auditoria em saúde, é uma atividade que avaliará se a conta enviada pelo prestador para pagamento concorda com o atendimento realizado ao paciente e com o que foi estabelecido em contrato entre as organizações de saúde.
Essa é uma prática muito comum nas operadoras de planos de saúde.
Na prática, é um tipo de auditoria operacional comumente realizada pela fonte pagadora, como planos de saúde em prestadoras de serviço como hospitais, clínicas e demais empresas de saúde.
Como funciona o processo na prática
O processo depende primeiramente da área de faturamento hospitalar.
Esta é área do hospital responsável pela junção de todos os insumos consumidos durante o atendimento prestado.
Assim, os itens da conta são medicamentos, materiais, procedimentos, SADT, honorários médicos, exames, entre outros custos ocasionados por atendimentos médicos ao paciente.
Após o fechamento da conta pelo hospital, ela é enviada para a operadora de saúde, onde os auditores de conta farão sua análise.
Dentre as principais atividades realizadas pelos auditores, estão desde a verificação dos itens da conta até a avaliação de sua pertinência, considerando o prontuário do paciente.
Em alguns casos, a checagem das instalações de saúde também são necessárias.
Ao final da sua avaliação, o auditor aprova ou não o pagamento da conta médica pela fonte pagadora.
Quando o auditor julga que um item da conta é desnecessário ou indevido, o pagamento daquele item não é aprovado, recebendo o nome de glosa hospitalar.
Glosa médica
A glosa hospitalar ou glosa médica é o não pagamento de todo item da conta hospitalar que o auditor julga não pertinente, desnecessário ou que não foi acordado previamente em contrato.
Por exemplo: ao examinar uma conta hospitalar, o auditor identifica que um procedimento não estava acordado em contrato entre operadora de saúde e hospital. Neste caso, o auditor irá glosar o item e notificar a instituição que o pagamento não será liberado.
De modo geral, as glosas são divididas em 3 categorias conforme a sua causa, podendo ser:
- Administrativa;
- Técnica;
- Linear.
Glosa administrativa
Ocorre quando acontece um erro no processo administrativo da instituição.
É o caso de quando não há guias autorizadas para determinado procedimento ou quando não há acordo prévio entre operadora e hospital.
Glosa técnica
Ocorre quando o auditor identifica alguma inconsistência no serviço de saúde prestado, como, por exemplo, a falta de concordância na conduta do tratamento do paciente.
Glosa linear
Acontece quando o auditor não encontra informações suficientes em prontuários ou em outros documentos que justifiquem o uso dos itens da conta que estão sendo cobrados.
Benefícios da auditoria de contas médicas
Tendo em vista que até 20% de todos os custos de internação são desnecessários, segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a auditoria de contas é de extrema importância para as instituições.
Dessa forma, esse tipo de auditoria tem como principais benefícios:
- A redução de fraudes;
- A redução de cobranças indevidas;
- Diminuição do uso desnecessário de insumos de saúde;
- A garantia que o contrato firmado está sendo seguido.
Além disso, esse processo também proporciona um maior controle para os planos de saúde, de forma que é possível realizar uma análise entre prestadores.
Como fazer auditoria de contas hospitalares
Uma vez explicado o conceito, existem diversos materiais e cursos de especialização na área, como o próprio curso da Carefy, chamado “Auditoria em Contas Médicas”.
No entanto, como noções básicas, orientamos 5 passos de como fazer o processo de forma estruturada.
Confira a seguir o checklist:
1. Separar materiais
Antes de qualquer coisa é importante estar preparado para realização.
Por isso, separe os materiais que você irá precisar.
Dentre eles, tenha em mãos o Manual da ANS, as Diretrizes de Utilização para cobertura de Procedimentos na Saúde (DUT) e o contrato com o prestador.
Se você realiza o capeante de forma manual, não esqueça de acessórios como lápis, caneta, carimbo e calculadora.
Já se você utiliza o Carefy na auditoria de contas hospitalares, apenas o manual da ANS e a DUT são necessários.
Antes de preencher o capeante virtual, não esqueça de verificar se a versão do aplicativo está atualizada e ativar o modo “offline” caso não tenha conexão com a internet no momento do uso.
2. Verificação dos dados da conta
Uma vez com a conta em mãos, o que devemos fazer? A verificação das informações principais é o próximo passo!
Verifique:
- Nome do paciente no prontuário e na conta;
- Verificar o período de internação, data e hora de entrada. Caso não haja saída, verificar o período parcial da conta de 30 ou 15 dias;
- Checar o código de carteirinha do paciente se condiz com a conta;
- Checar se a acomodação do paciente se enquadra no plano;
- Verificar se a conta é cirúrgica, clínica ou mista.
3. Analisar o centro cirúrgico (se aplicável)
- Verificar a gasoterapia descrita na ficha anestésica com a conta hospitalar, considerando horário de início e término;
- Checar se todos os gases utilizados estão cobrados adequadamente;
- Verificar no contrato o valor da hora cheia e da hora fracionada;
- Comparar se todos os medicamentos da ficha anestésica batem com a conta hospitalar considerando a quantidade e descrição;
- ATENÇÃO: Medicamentos controlados fora da ficha anestésica anotados apenas na ficha de gasto cirúrgicos NÃO devem ser pagos;
- Verificar notas de gastos cirúrgicos (ficha de sala) com a conta hospitalar;
- Analisar se o que foi usado é compatível com o procedimento realizado.
4. Analisar unidade de internação
- Checar medicamento da prescrição com a conta hospitalar quanto a quantidade e descrição;
- Verificar se as checagens estão corretas e todas com horários;
- Olhar o registro de enfermagem e comparar com os materiais e equipamentos na conta hospitalar;
- Conferir se houve visitas da equipe multidisciplinar como Nutrição, Fisioterapia, Psicologia ou outras.
- Verificar se o vale-alimentação está assinado pelo acompanhante;
- Avaliar a ausência de checagem ou de evolução do prontuário, lembrando que os itens cobrados devem ser glosados pelo auditor.
5. Analisar demais itens da conta
Diárias:
- Verificar primeiro a quantidade autorizada;
- Se pagar a diária de entrada não pagar a de alta hospitalar;
- Lembrar de excluir a diária de alta, incluse, alta de óbito.
Segundo a portaria: Nº CBPM – 006/01/2018, ANEXO 1:
Na diária hospitalar deverá ser cobrado o dia de início e não será cobrado o dia de término, independente do horário de início/fim do período.
OPMEs:
- Só deve pagar mediante a verificação do prontuário com etiqueta dos materiais utilizados, descrição cirúrgica compatível e presença de nota fiscal de tudo utilizado.
Medicamentos de alto custo:
- Apenas deverá ser pago se tiver autorização prévia ou dados que corroboram o uso como culturas e antibiograma.
Exames:
- Só devem ser pagos se estiverem no rol da ANS e DUTs de utilização.
Honorários Médicos:
- Devem ser calculados e verificados conforme o contrato e tabela.
Como se tornar um auditor de contas hospitalares
Assim como nos outros tipos de auditoria em enfermagem ou médica, é necessário realizar um curso de pós-graduação para atuar nesta área.
Apesar de vermos muitos enfermeiros auditores, qualquer profissional de saúde pode se tornar um auditor de contas com uma média salarial de R$ 3.700.
Ainda, o profissional auditor de contas precisa ter um perfil analítico, uma vez que precisará analisar detalhes importantes da conta hospitalar e comparar com o quadro clínico do paciente.
Assim, dentre as habilidades para aqueles que querem ingressar nesta profissão incluem:
- Conhecimento de todas as atividades do processo;
- Busca atualização profissional constantemente;
- Tem postura ética e imparcial;
- Faz cursos e especializações em outras áreas.
Habilidades para se tornar um auditor de contas hospitalares de sucesso:
Além de se aprofundar na área, existem habilidades fundamentais para se destacar como auditor de contas hospitalares.
1. Conhecimento multidisciplinar
Ter um conhecimento multidisciplinar, que abrange da assistência a área de auditoria, é essencial para a tomada de decisão de forma assertiva e imparcial.
Esse conhecimento de todas as atividades pode ser adquirido por experiência na área, sendo considerado um diferencial pela visão abrangente que a atuação em diversas áreas proporciona.
2. Busca atualização profissional constantemente
Além das experiências profissionais é importante estar sempre se atualizando com o que acontece no setor de saúde para o seu desenvolvimento e o crescimento da sua carreira.
Busque capacitações relacionadas a área, sendo essas disponibilizadas por instituições de ensino superior como faculdades, ou sendo oferecido por escolas/profissionais especializados.
Um exemplo disso é o curso da Carefy de Auditoria de Contas Médicas. Clique aqui e saiba mais.
3. Ser comunicativo
Considerando que o auditor de contas hospitalares lida com diversas equipes, é importante desenvolver uma boa relação interpessoal a partir de uma comunicação clara e objetiva.
4. Ser imparcial e ético
No contexto de auditoria de contas médicas em que é necessário analisar inconsistências ou faltas de informações nos documentos, é essencial que o profissional mantenha uma postura ética e imparcial, para o processo ocorrer justamente e sem viés.
Os perigos das planilhas na auditoria de contas hospitalares
Uma ferramenta amplamente utilizada na auditoria de contas hospitalares são as planilhas para a inserção de informações referentes ao fechamento da conta.
Existem diversos perigos associados ao uso dessa ferramenta, os quais podem prejudicar a reputação da sua instituição.
Confira os principais perigos:
1. Vazamento de dados e LGPD
A realização da auditoria de contas médicas requer a anotação de informações pertinentes ao fechamento da conta do paciente.
Esses dados estão susceptíveis a serem vazados, infringindo a LGPD e pode impactar a credibilidade da marca da operadora de plano de saúde.
2. Perda de informações relevantes
Ao auditar uma conta, o enfermeiro auditor, por exemplo, pode inserir parte dos dados em uma planilha, e outra parte em um papel, por exemplo.
Se ele esquecer de encaminhar para o gestor encarregado pela equipe, o que foi anotado no papel, essas informações podem ser perdidas e afetar a análise correta do fechamento da conta.
3. Tempo e dificuldades na análise
A descentralização das contas, a falta de padrão e a inconsistência das informações em planilhas podem gerar um grande atraso no tempo de análise e tomada de decisão por parte da equipe de auditoria.
Pense no tempo de juntar todas as informações coletadas pelos auditores e só depois começar a análise.
4. Planilhas não foram desenvolvidas para auditoria
Não é novidade que as planilhas não foram desenvolvidas focadas no processo de auditoria de contas hospitalares.
Isso não significa que elas não podem ser uma grande ferramenta no dia-a-dia de uma instituição de saúde.
Mas é necessário considerar que elas possuem algumas limitações quando usadas por uma equipe de auditoria.
Conte com a ajuda da tecnologia
Pensando em todas as questões listadas acima, desenvolvemos uma solução inovadora 100% focada na gestão de pacientes internados.
A solução Carefy está adequada às particularidades da LGPD e garante a diminuição de custos desnecessários no processo de auditoria de contas médicas.
Como funciona a Auditoria de Contas médicas no Carefy?
Sabemos que muitos auditores e operadoras de saúde ainda realizam seus capeantes de forma manual, em papel, planilhas ou bloco de anotações e enviam essas informações por e-mail, sem nenhum tipo de segurança ou adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
Assim, o software da Carefy conta com um módulo exclusivo para este processo, onde é possível realizar o capeante no aplicativo móvel ou até mesmo no computador.
Depois, de forma segura, os dados são enviados aos gestores, gerando uma série de sinalizações pertinentes e relatórios.
Ainda, essa tecnologia é totalmente integrada aos módulos de auditoria concorrente, home care e prorrogações, centralizando toda a jornada do paciente.
O módulo de auditoria de contas médicas é focado no que foi realizado durante a internação e permite a redução de custos em até 13%.
Para a equipe externa da operadora, disponibilizamos uma versão em aplicativo Android e iOS onde é possível ter acesso às informações da auditoria médica e inserir todas as informações da conta médica no capeante virtual de forma online e offline.
Assim, com as informações da equipe de auditoria médica, é possível comparar os itens da conta com a avaliação do auditor.
Já para equipe interna da operadora, o módulo conta com uma versão para o navegador web em que além do capeante possui diversos indicadores estratégicos e relatórios
Se você quer levar o processo de auditoria de contas médicas da sua operadora de plano de saúde para o próximo nível, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.
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Olá Walquiria, muito obrigado com o comentário!
Estamos com uma programação de conteúdo sobre o SUS ainda neste mês de fevereiro. A Nicole, uma de nossas colunistas convidadas é especialista nesta área.
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Assim você fica sabendo quando sair aqui. 🙂
Um abraço, Equipe Carefy.